HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Uma comemoração especial

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

O paciente Kauan Emanuel, que passou por complexa cirurgia, completou 12 anos de vida no dia 24 de junho, aniversário do HRAC-USP

O dia 24 de junho de 2022 foi marcado – além do aniversário de 55 anos do HRAC-USP – por outra comemoração especial. O paciente Kauan Emanuel Henriques Silva, de Carandaí, Minas Gerais, que havia passado por complexa cirurgia dias antes, completou 12 anos de vida na mesma data, com direito a parabéns e presente no pós-operatório.

“Estava muito tensa esses dias com a cirurgia e a recuperação, mas todos os profissionais me davam força. A cirurgia foi uma grande vitória. Era muito esperada por nós, vai trazer muito mais qualidade de vida para o Kauan. Fiquei muito emocionada, meu filho me agradeceu por tudo”, relata Katia Maria Henriques Silva, 46, mãe de Kauan.

“A cirurgia, essa comemoração e todo esse carinho com o meu filho foi motivo de muita alegria, foi muito especial para nós. Ficamos muito felizes com a surpresa dessa equipe que é muito atenciosa. Agora é seguir com a recuperação e o acompanhamento”, ressalta Katia.

Segundo o cirurgião craniofacial Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP e docente do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Kauan nasceu com uma condição chamada de Síndrome de Crouzon, caracterizada pelo fechamento precoce das suturas do crânio, isto é, das emendas existentes entre os ossos do crânio.

“Isso faz com que a criança evolua com hipertensão intracraniana, com uma projeção maior dos olhos e, principalmente, com alteração da oclusão dos dentes e da parte respiratória. Nós procedemos agora a realização de um avanço frontofacial em monobloco, uma cirurgia em que fazemos cortes na região dos ossos para que a face como um todo – tanto a parte dos dentes, da maxila, a margem do olho e a porção da testa, do frontal – avance para uma posição mais harmônica, liberando a hipertensão intracraniana, protegendo melhor os olhos, trazendo a oclusão dos dentes para uma posição mais adequada e uma melhora respiratória”, explica o médico.

Na foto, o momento dos parabéns ao Kauan, em ação realizada pelos residentes e equipes de Enfermagem, Serviço Social, Serviço de Educação e Terapia Ocupacional e Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

 

(Foto: Divulgação/HRAC)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP