HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Humanização: Projeto Tour Culinário traz pratos mexicanos e apresentação musical neste sábado, 13/08

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Iniciativa do Serviço de Nutrição visa trazer momentos de alegria e descontração a pacientes que ficam internados por longos períodos no HRAC-USP e seus acompanhantes

O projeto Tour Culinário – que oferece jantares temáticos aos finais de semana a pacientes que ficam internados por longos períodos no HRAC/Centrinho-USP e seus acompanhantes – traz, neste sábado, 13 de agosto, a partir das 17h, pratos mexicanos como burrito, chilli e guacamole, além de uma atração especial.

De forma voluntária, os músicos de Bauru Hilda Campos (voz e teclado) e João Carrara (voz e violão) apresentarão um repertório com clássicos da MPB, de artistas como Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Beto Guedes, Gonzaguinha, Roberto Carlos, Toquinho, entre outros.

“Além da busca contínua em oferecer o melhor tratamento, a equipe do HRAC sempre teve o diferencial da humanização e de propiciar um ambiente acolhedor. Esta iniciativa é uma excelente demonstração do comprometimento de nossos profissionais, de sua capacidade de se colocar no lugar do próximo e de trazer ações que fazem muita diferença aos pacientes e suas famílias”, ressalta o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP.

Momento de descontração e mimos
O projeto Tour Culinário é uma ação do Serviço de Nutrição e Dietética do HRAC-USP, em parceria com a empresa terceirizada de nutrição e com apoio da Superintendência da instituição.

“A iniciativa surgiu a partir da necessidade de amenizar a tensão própria do ambiente hospitalar e proporcionar momentos de alegria e descontração a pacientes, mães, pais e acompanhantes de crianças que ficam internadas por longos períodos no Hospital, por semanas ou até meses”, conta a nutricionista Eliane Petean Arena, chefe técnica do Serviço de Nutrição e Dietética do HRAC-USP e uma das idealizadoras do projeto.

“Planejamos então oferecer jantares temáticos com pratos típicos de diversos países todos os finais de semana, quando o fluxo hospitalar fica reduzido e exclusivo aos pacientes internados e acompanhantes”, explica.

O Tour Culinário teve início no último mês de julho de 2022 e já contou com pratos das cozinhas árabe, italiana e japonesa. “Os alimentos já fazem parte do cardápio oferecido pela empresa terceirizada, portanto não há custo adicional, mas os pratos são servidos de forma especial, com singelos mimos sempre que possível. Agora também começamos a convidar músicos para pequenas apresentações durante os jantares, proporcionando um momento ainda mais agradável e especial”, acrescenta a nutricionista.

A advogada Fernanda Fontes Rodrigues, de Resende (RJ), está há mais de um mês em Bauru com a filha Lara, de apenas três meses de vida, internada no HRAC-USP. Segundo a mãe, Lara nasceu com uma condição rara chamada Síndrome de Nager, que integra um grupo de distúrbios chamados de disostoses acrofaciais, caracterizados por malformações craniofaciais e dos membros. A condição geralmente requer traqueostomia – abertura cirúrgica no pescoço para permitir a respiração – na primeira infância.

Para Fernanda, os jantares aos finais de semana têm sido uma grande surpresa. “Quando chegamos e vemos tudo arrumado, aquela mesa preparada com tanto carinho, ficamos muito felizes. Uma noite teve até florzinha com trufa. A gente se sente acolhida, sente o carinho e o amor de todos. Não vemos isso em hospital nenhum. É meu terceiro hospital e, realmente, esse é um diferencial. São momentos de distração, de amenizar tudo o que estamos passando, em que nos sentimos especiais”, relata a mãe.

A iniciativa é viabilizada também por meio de ações voluntárias, tanto de membros da equipe como de pessoas da comunidade e artistas locais.

 

(Projeto já trouxe pratos típicos das cozinhas árabe, italiana, japonesa e mexicana. Fotos: Divulgação/HRAC)

 

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP