HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Abertas as inscrições para mestrado e doutorado no HRAC-USP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Programa de pós-graduação oferece 30 vagas, 16 para mestrado e 14 para doutorado; inscrições serão recebidas até 24/01/2022              

Estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru.

Gratuito, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 30 vagas no total – 16 para mestrado e 14 para doutorado – voltadas a pessoas com formação na área da saúde e áreas afins.

Único no país e no mundo em sua área de concentração, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu do HRAC-USP tem nota cinco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.

Os candidatos devem ter: formação superior compatível com as linhas de pesquisa do Programa; disponibilidade presencial para as atividades de pesquisa e disciplinas do curso – que poderão ser programadas nos períodos da manhã, tarde e/ou noite –, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais no HRAC-USP; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site do HRAC-USP, até às 17h do dia 24/01/2022. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo será realizado no formato on-line, nos dias 10 e 11/03/2022. A seleção será composta por prova específica dissertativa e discussão e análise curricular, por meio de plataformas on-line. Para os candidatos que não tenham certificado de proficiência, haverá prova de língua inglesa no dia 28/01/2022, também por meio de plataforma on-line.

O edital completo, formulário de inscrição, súmula curricular e relação de orientadores estão disponíveis no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado/. Mais informações pelo e-mail secpghrac@usp.br.

Cursos lato sensu
Além das 30 vagas para pós-graduação stricto sensu, o HRAC-USP também tem processos seletivos abertos com mais 111 vagas para diversos cursos lato sensu – residência médica, especializações, práticas profissionalizantes e aperfeiçoamento –, todos gratuitos e voltados a profissionais com formação nas áreas de Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia.

As inscrições serão realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, conforme o curso. As atividades de todos os cursos têm início em 2022. A duração, carga horária e cronograma do processo seletivo também variam de acordo com o curso.

Inscrições e informações
Os editais e todos os detalhes da residência médica, especializações, práticas profissionalizantes e aperfeiçoamento podem ser consultados no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/. O HRAC-USP fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail saac@usp.br.

Fachada do HRAC-USP. Foto: Klaus Aires, Smile Train

Centro de liderança e excelência
Instituição pública mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios institucionais, o HRAC-USP foi fundado em 24/06/1967. Pioneiro no país, é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nesses 54 anos, registra mais de 122.000 pacientes já atendidos (sendo 52.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.700 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Em 2021, o HRAC-USP foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura –, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área. Site: www.hrac.usp.br.

 

Relação de cursos e vagas

Curso

Vagas

Mestrado

16

Doutorado

14

Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial

01

Especialização em Dentística

10

Especialização em Endodontia

06

Especialização em Odontopediatria

06

Especialização em Periodontia

10

Especialização em Prótese Dentária

12

Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia

10

Prát. Prof. em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (Medicina)

03

Prát. Prof. em Rinologia (Medicina)

01

Prát. Prof. em Implante Coclear (Fonoaudiologia)

03

Prát. Prof. em Próteses Auditiva Implantáveis (Fonoaudiologia)

02

Prát. Prof. em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

03

Prát. Prof. em Dentística

02

Prát. Prof. em Endodontia

08

Prát. Prof. em Odontopediatria (16 horas semanais)

07

Prát. Prof. em Odontopediatria (28 horas semanais)

02

Prát. Prof. em Periodontia

08

Prát. Prof. em Prótese Dentária

05

Prát. Prof. em Radiologia Odontológica e Imaginologia

02

Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora

10

Total de vagas

141

 

(Imagem de capa: Defesa de tese realizada em 17/05/2019. Foto: Acervo/HRAC-USP)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP