HRAC-USP Bauru
Notícias

Alunas de Fonoaudiologia da Suécia fazem intercâmbio no HRAC

As estudantes são do Karolinska Institutet, uma das principais universidades da área médica do mundo | |

Duas alunas do último ano de graduação em Fonoaudiologia do Karolinska Institutet, de Estocolmo, na Suécia, realizaram um intercâmbio de 5 semanas no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP.

As estudantes da Noor Botros e Isabelle Pano participaram de atividades no HRAC no período de 03/11 a 08/12. Atuaram no Laboratório de Fisiologia do Hospital, participaram de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e realizaram observação supervisionada em setores de interesse.

O intercâmbio ocorreu por meio de convênio de cooperação acadêmica internacional firmado em 2016 entre USP e Karolinska Institutet. Segundo a coordenadora do convênio, Inge Elly Kiemle Trindade, professora titular da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e da Pós-Graduação do HRAC, o Karolinska Institutet tem um grupo de docentes que atua na reabilitação das fissuras labiopalatinas, mas não oferece um treinamento e uma experiência similar sobre os protocolos, formas e etapas do tratamento, com uma visão global das diferentes áreas profissionais.

A parceria prevê o intercâmbio de estudantes, docentes, pesquisadores e membros da equipe técnico-administrativa das duas instituições. Os campos de estudo estabelecidos são patologia da fala e linguagem, e fisiologia e patologia da fala aplicadas às fissuras orofaciais e anomalias relacionadas.

Karolinska Institutet está entre as principais universidades da área médica do mundo. É uma comissão desse instituto que indica os laureados com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

Na foto, a partir da esquerda: Noor Botros e Isabelle Pano (Karolinska Institutet); professora Inge Trindade (USP-Bauru); a fonoaudióloga Renata Paciello Yamashita, do Laboratório de Fisiologia do HRAC; e a professora Ana Paula Fukushiro, chefe do Laboratório de Fisiologia e presidente da Comissão de Pós-Graduação do HRAC.

……………………………………………………………………………………………………..
(Foto: Tiago Rodella, HRAC)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP