HRAC-USP Bauru
Notícias

Intercâmbio de mestrandas da Suécia

As estudantes são do Karolinska Institutet, uma das principais universidades da área médica do mundo, responsável pela indicação do Nobel de Medicina

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP recebeu, nos meses de novembro e dezembro, duas alunas de mestrado em Fonoaudiologia do Karolinska Institutet, de Estocolmo, na Suécia.

Katarina Karlin e Roxanne S. Harris realizaram intercâmbio de cinco semanas no HRAC-USP, por meio de convênio de cooperação acadêmica internacional firmado neste ano de 2016 pelas duas instituições.

As estudantes da Suécia atuaram no Laboratório de Fisiologia do Hospital, onde receberam capacitação em métodos instrumentais de avaliação da fala, da respiração e do sono. Também participaram de duas disciplinas internacionais do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP, ministradas em língua inglesa, com carga horária de 45 horas cada. Além disso, realizaram observação supervisionada em áreas de interesse como fonoaudiologia, odontologia e implante coclear.

De acordo com a coordenadora do convênio, Inge Elly Kiemle Trindade, professora titular da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e da Pós-Graduação do HRAC, o Karolinska Institutet tem um grupo de docentes que atua na reabilitação das fissuras labiopalatinas, mas não oferece um treinamento e uma experiência similar sobre os protocolos, formas e etapas do tratamento, com uma visão global das diferentes áreas profissionais. “Para eles é um conhecimento enriquecedor”, afirma.

A parceria entre o Hospital e o instituto prevê o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, docentes, pesquisadores e membros da equipe técnico-administrativa das duas instituições, para participação em atividades de ensino e pesquisa. Os campos de estudo estabelecidos são patologia da fala e linguagem, e fisiologia e patologia da fala aplicadas às fissuras orofaciais e anomalias relacionadas. Segundo a professora Inge, já está prevista para 2017 a ida de um aluno do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP para o instituto sueco.

Prestígio internacional
O Karolinska Institutet está entre as principais universidades da área médica do mundo e é a maior instituição acadêmica de pesquisa médica da Suécia. É uma comissão do Karolinska Institutet que indica os laureados com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, sendo que cinco pesquisadores do instituto já ganharam o Nobel nessa categoria. A instituição ficou em 28º lugar no World University Rankings 2016-2017, realizado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE).

“O Instituto Karolinska é reconhecidamente um centro de pesquisa de ponta, seja na área médica ou em outras áreas do conhecimento. É um local procurado por alunos do mundo inteiro para intercâmbio. Para nós, do Centrinho-USP, essa parceria representa uma grande honra, dado o prestígio do instituto na comunidade científica internacional. É um reconhecimento do trabalho que o Hospital vem desenvolvendo”, conclui a professora Inge.

Na foto, a partir da esquerda: professora Ana Paula Fukushiro (FOB e HRAC), Katarina, professora Inge, Roxanne e a fonoaudióloga Renata Yamashita (HRAC), que já realizou capacitação no instituto sueco. Foto: Márcio Antonio da Silva, HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP