O Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas é organizado bi-anualmente e vincula-se ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP). O objetivo do nosso programa de pós-graduação é a formação de massa crítica - docentes e pesquisadores capazes de formular medidas de prevenção e propor novos tratamentos em bases científicas, e de criar e liderar novos núcleos de assistência e pesquisa especializados em anomalias craniofaciais em diferentes regiões brasileiras. O Centrinho segue rumo a formação de líderes em geração de conhecimento na área da Reabilitação de Anomalias Craniofaciais.

Em sua terceira edição, o Simpósio de 2013 enfoca a interdisciplinaridade na reabilitação e na prevenção das anomalias craniofaciais. Traz a voga assuntos como a genética das malformações e protocolos de reabilitação em diversas áreas da saúde, incluindo a Odontologia, a Fonoaudiologia e a Cirurgia Plástica. Além disso, o III Simpósio está abraçando um Encontro do BrasilCleft, que congrega diversos centros de reabilitação em fissuras de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de comparação de resultados da reabilitação, na busca de um protocolo unívoco e de excelência.

O III Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas apresenta o escopo de discussão e disseminação de novos conhecimentos na área de prevenção e reabilitação das anomalias craniofaciais, bem como a divulgação de pesquisas recentes e ainda não publicadas. As fissuras orofaciais representam as anomalias craniofaciais mais prevalentes do ser humano consideradas como uma das maiores preocupações de saúde pública para a Organização Mundial da Saúde (OMS) juntamente com a desnutrição e doenças infecciosas.

A reabilitação das fissuras apresenta um caráter interdisciplinar de período prolongado, desde o nascimento até o fim do crescimento, unindo diversas áreas da saúde como a cirurgia plástica, a odontologia, a fonoaudiologia, a psicologia e o serviço social. Além da reabilitação, as pesquisas na área de fissuras debruçam-se sobre a prevenção enfocando os seus fatores etiológicos ambientais e genéticos.  Desta forma, o Simpósio visa congregar a comunidade cientifica nacional e internacional em torno desta problemática, com o intento de contribuir para a melhora na qualidade de vida dos pacientes com anomalias e de suas famílias.