Auxílios

auxilio_abre

Reunimos aqui informações sobre programas do HRAC, benefícios previstos por lei e alternativas de auxílio para que você possa dar continuidade ao seu tratamento, sem faltar aos agendamentos. 

CARONA AMIGA (ver mais)

Desenvolvido pelo Serviço Social do HRAC, o programa é fruto de parceria com prefeituras municipais das cidades onde residem pacientes do Hospital. De um lado, o HRAC agenda o maior número possível de pacientes de um município, ou microregião, para atendimento numa mesma data; e o município providencia a liberação de uma condução municipal que transporte esses pacientes para atendimento no HRAC. Essa mútua cooperação resulta na união das pessoas e racionalização de uso de transporte, facilitando o processo de reabilitação e organização popular. A Carona Amiga têm mais de 500 municípios cadastrados.

CARONA AMIGA (clique para fechar)

PARCERIA COM PREFEITURAS MUNICIPAIS (ver mais)

Este programa, do Serviço Social do Hospital, compreende a parceria com mais de 3 mil prefeituras de municípios que têm pacientes cadastrados no HRAC. O objetivo dessa parceria é manter intercâmbio com as prefeituras municipais, viabilizando assim o encaminhamento de casos e apoio locomoção. O programa garante encaminhamento e amparo assistencial durante o tratamento, além de suprir as necessidades referentes a transporte, alimentação, entre outros recursos de apoio.

PARCERIA COM PREFEITURAS MUNICIPAIS (clique para fechar)

COORDENADORES (ver mais)

Nesse programa, o objetivo do Serviço Social do HRAC é capacitar pais ou pacientes adultos para atuarem como agentes multiplicadores do Hospital em sua cidade/região de origem. Esses “coordenadores” são formados pela equipe do Hospital para desenvolver em suas regiões atividades de apoio, divulgação, mobilização e organização, facilitando e viabilizando o tratamento de outros pacientes, como voluntários. Por exemplo, os coordenadores visitam maternidades e hospitais, informando os funcionários desses locais sobre o que é a fissura, onde procurar tratamento e como entrar em contato com o HRAC. Atuam, ainda, como ponto de articulação entre os pacientes de cada local e o Serviço Social do HRAC. Atualmente, há mais de 400 “coordenadores” em todo o país.

COORDENADORES (clique para fechar)

ASSOCIAÇÕES DE APOIO (ver mais)

As associações de apoio surgiram, naturalmente, como resultado do processo de capacitação e fortalecimento de pais e pacientes com fissuras, que passaram a se unir de forma organizada. O surgimento dessas associações resultaram em uma verdadeira rede de solidariedade em todo o país que orientam os pacientes, auxiliam no diálogo com recursos públicos para viabilizar o tratamento, e muitas associações ainda oferecem serviços, como atendimentos. Cabe ao Serviço Social do HRAC colaborar no processo de capacitação de recursos humanos das associações e núcleos, tanto de forma presencial ou à distância, pelo uso de recursos de teleassistência. 

ASSOCIAÇÕES DE APOIO (clique para fechar)

REDE PROFIS (ver mais)

A REDE PROFIS (Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatina) é uma organização da sociedade civil. Foi criada em 2004 na cidade de Bauru-SP, a partir de um projeto de pesquisa de autoria da equipe técnica de Serviço Social do HRAC, com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A REDE foi criada com o intuito de reunir associações de pais e pacientes com fissura, propiciando o intercâmbio entre as associações, a divulgação de  informações referentes a pessoas com deficiências e o fortalecimento de ações em defesa dos interesses e direitos da pessoa com deficiência. Saiba mais sobre a Rede Profis acessando seu site (clique aqui) ou envie um e-mail para: contato@redeprofis.com.br
Fones: (14) 3235-8135 ou (14) 3234-5699

REDE PROFIS (clique para fechar)

PROFIS BAURU (ver mais)

PROFIS – Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal, em Bauru-SP, é uma entidade filantrópica de direitos privados, fundada em 1º de setembro de 1975 por iniciativa de um grupo de profissionais do Centrinho, com a finalidade de oferecer suporte e auxílio social a pacientes em tratamento no Hospital.  Entre os serviços oferecidos, destacam-se assistência social, nutricional, sala de descanso, berçário, guarda volumes. Por encaminhamento do Serviço Social do HRAC, a PROFIS concede benefícios que facilitam a estadia do paciente e acompanhante em atendimento no HRAC. Para aqueles que são comprovadamente carentes, a PROFIS oferece, sem custos, alimentação, hospedagem e até medicamentos. Informações sobre transporte (ônibus, avião), hotéis e pensões também são fornecidas pela equipe da PROFIS. Os motoristas de ambulâncias e carros oficiais que trazem pacientes a Bauru tem a disposição um alojamento. Para saber mais sobre a PROFIS Bauru, entre em contato com a PROFIS ou acesse o site da entidade (clique aqui).
Fone: (14) 3234-5699

PROFIS BAURU (clique para fechar)

TFD - Tratamento Fora de Domicílio (ver mais)

O TFD (Tratamento Fora de Domicílio) é um benefício instituído pela Portaria nº 55 da SAS – Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), publicada em 24/2/1999. Garante ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) o direito de requisitar, junto a prefeituras ou secretarias estaduais de saúde, auxílio financeiro para tratamento de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.

Consiste em uma AJUDA DE CUSTO ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outro município ou Estado, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.

Esse auxílio inclui transporte (aéreo, terrestre ou fluvial), estadia e ajuda de custo para alimentação nos tratamentos que precisam ser feitos em cidades distantes do local de origem do paciente, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial. Para saber mais sobre o TFD em sua cidade, procure mais informações junto ao Conselho Municipal de Saúde de seu município.  

TFD – Tratamento Fora de Domicílio (clique para fechar)

INFORMAÇÕES (ver mais)

Para INFORMAÇÕES sobre os programas, benefícios ou outros recursos, entre em contato enviando uma mensagem para Projetos Comunitários – Serviço Social HRAC:
(* Não se esqueça de preencher TODOS OS CAMPOS! Caso contrário, a mensagem não será enviada!)

Seu nome completo: *

Seu endereço de e-mail: *

Seu telefone para contato: *

Assunto: *

Nome Completo do Paciente: *

Número do Prontuário do Paciente: *

Sua mensagem: *

INFORMAÇÕES (clique para fechar)