Agendamento

Como entrar em contato com o HRAC para obter informações sobre primeira avaliação, agendamentos, para justificar faltas ou atualizar seu endereço:

agendamento

Todos os atendimentos no HRAC são previamente agendados, e os pacientes recebem com antecedência uma notificação com a data, horário e os atendimentos que serão realizados no dia. As faltas ao agendamento provocam atraso no tratamento do próprio paciente e de um outro, que poderia ter sido atendido nesse horário que ficou vago.
Por isso, É MUITO IMPORTANTE:

• Manter seus contatos atualizados (endereços, telefones, e-mail).
• Procurar não faltar aos atendimentos agendados.
• Se, por acaso, não puder comparecer, avise o HRAC o quanto antes!
Assim, poderemos transferir o atendimento e essa vaga na agenda poderá ser destinada a outra pessoa.

 

Para ATUALIZAR O ENDEREÇO, JUSTIFICAR UMA FALTA ao agendamento, PEDIR TRANSFERÊNCIA do atendimento, ou pedir INFORMAÇÕES sobre agendamento ou atendimento, use os formulários de contato abaixo:

FISSURA LABIOPALATINA e IMPLANTE COCLEAR (clique aqui)

No caso de FISSURA LABIOPALATINA e IMPLANTE COCLEAR, use o formulário de contato a seguir:
(Não se esqueça de PREENCHER TODOS OS CAMPOS marcados com * ; caso contrário, a mensagem não será enviada!)

Seu nome completo: *

Seu endereço de e-mail: *

Seu telefone para contato: *

Assunto: *

Nome Completo do Paciente: *

Número do Prontuário do Paciente: *

Sua mensagem: *

FISSURA LABIOPALATINA e IMPLANTE COCLEAR (clique para fechar)

 

SAÚDE AUDITIVA (clique aqui)

Para os pacientes atendidos na DIVISÃO DE SAÚDE AUDITIVA do HRAC, use o formulário de contato a seguir:
 (Não se esqueça de PREENCHER TODOS OS CAMPOS marcados com * ; caso contrário, a mensagem não será enviada!)

Seu nome completo: *

Seu endereço de e-mail: *

Seu telefone para contato: *

Assunto: *

Nome Completo do Paciente: *

Número do Prontuário do Paciente: *

Sua mensagem: *

SAÚDE AUDITIVA (clique para fechar)

 

Se você não é paciente do HRAC e gostaria de SOLICITAR UMA PRIMEIRA AVALIAÇÃO para o seu caso, observe as orientações abaixo:

FISSURA LABIOPALATINA ou SEQUÊNCIA DE ROBIN (clique aqui)

No caso de FISSURA LABIOPALATINA ou SEQUÊNCIA DE ROBIN: A solicitação deve ser encaminhada para a Seção de Casos Novos, para o e-mail casonovohrac@usp.br.

É NECESSÁRIO O ENVIO de:

Cópia da certidão de nascimento
Cópia do encaminhamento médico detalhado com histórico clínico, tratamentos já realizados, condições clínicas atuais e tipo de fissura/síndrome, assinado e carimbado pelo profissional
Fotos da face (frente, perfil e intrabucal)
Endereço para correspondência, telefones e e-mail de contato

Em caso de TRANSFERÊNCIA HOSPITALAR (se o paciente estiver hospitalizado), acrescentar:

Laudos do ecocardiograma
Outros laudos de exames e imagens, se já realizados

No caso de FISSURA SUBMUCOSA ou DISFUNÇÃO VELOFARÍNGEA, é necessário ainda:

Preenchimento de formulário específico (fornecido pela seção de fonoaudiologia do HRAC)
Fotos da face (frente, perfil e intrabucal)

FISSURA LABIOPALATINA ou SEQUÊNCIA DE ROBIN (clique para fechar)

 

SAÚDE AUDITIVA (clique aqui)

No caso de PROBLEMAS AUDITIVOS: A saúde auditiva é área definida pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como um serviço referenciado.
Pelas normativas do SUS, serviços referenciados são regulados pela Central de Regulação de Vagas.
Na prática, significa que há um fluxo para esse tipo de atendimento e que deve ser respeitado pelo cidadão e pelos serviços credenciados pelo SUS:

1º passo: O cidadão com suspeita de problemas auditivos deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como Posto de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento ou Ambulatório Médico de Especialidades e solicitar atendimento de otorrinolaringologia.

2º passo: O profissional da UBS fará as avaliações necessárias e os encaminhamentos que o caso necessitar – inclusive para exames e procedimentos específicos. Esse encaminhamento é feito pela própria UBS à Central de Regulação de Vagas regional.

3º passo: A Central de Regulação de Vagas é a responsável pelo agendamento do primeiro atendimento do cidadão nos serviços de saúde, e faz esse agendamento após receber os encaminhamentos dos profissionais e as agendas das instituições cadastradas para atendimento. É a Central que define a data e em qual instituição o cidadão será atendido, e avisa o paciente.

Na área de saúde auditiva, o HRAC está incluído entre as instituições de saúde credenciadas pelo SUS para atendimento aos pacientes dos municípios que compreendem o Departamento Regional de Saúde VI (DRS-VI).

ATENÇÃO: O HRAC não agenda diretamente a primeira avaliação de pessoas com queixas de problemas auditivos. Por favor, não insista.

Esse fluxo também é aplicado aos atendimentos de otorrinolaringologia e que não tem relação com perdas auditivas, como otites, dores de ouvidos, problemas relacionados ao nariz etc.

 

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IMPLANTE COCLEAR (clique aqui)

No caso de IMPLANTE COCLEAR: Para que um paciente seja candidato ao implante coclear, é indispensável que a perda auditiva profunda tenha sido detectada por uma avaliação criteriosa, pois o implante não é indicado para todos os tipos de perda auditiva, somente para casos específicos.
Para ser candidato ao implante coclear, o paciente não pode ter malformação de orelha.

A solicitação deve ser encaminhada para o Serviço de Prontuário de Pacientes pelo e-mail: spp.ic@usp.br.

É NECESSÁRIO O ENVIO de:

Para pacientes com até 3 anos de idade:

Último exame de audiometria (recente), que comprove a perda auditiva
Endereço completo para correspondência (não esquecer o CEP), telefones de contato e e-mail
Número do cartão do SUS

Para pacientes maiores de 3 anos de idade:

A primeira providência é entrar em contato com o HRAC e pedir o envio do questionário geral. Em seguida:

Devolver o questionário geral preenchido
Último exame de audiometria (recente), que comprove a perda auditiva
Endereço completo para correspondência (não esquecer o CEP), telefones de contato e e-mail
Número do cartão do SUS

Seção de Implante Coclear (CPA)
E-mail: spp.ic@usp.br

IMPLANTE COCLEAR (clique para fechar)

 

CASOS NOVOS
E-mail: casonovohrac@usp.br

Serviço de Prontuário de Pacientes
E-mail: spp@usp.br