Simulação Clínica: Conceitos e Aplicação na Formação e Aprimoramento de Profissionais • HRB4095

 

DOCENTES RESPONSÁVEIS:

Gerson Alves Pereira Júnior

Alessandra Mazzo

Cristiano Tonello

 

NÚMERO DE CRÉDITOS: 3

 

CARGA HORÁRIA:

Teórica
(por semana)
Prática
(por semana)
Estudos
(por semana)
Duração Total
2h 2h 1h 9 semanas 45h

OBJETIVOS:

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:

• Conceituar e refletir sobre aprendizagem significativa e simulação clínica;
Conhecer e identificar os diferentes níveis de complexidade da simulação clínica; 
• Conhecer, identificar e classificar a fidelidade dos recursos físicos e materiais utilizados em atividades simuladas; 
• Conhecer e identificar os recursos humanos necessários em atividades simuladas; 
• Conhecer, analisar e discutir o método (design da estratégia), para o uso da simulação clínica; 
• Analisar e discutir o uso da simulação clínica no ensino e no aperfeiçoamento de profissionais; 
• Analisar e discutir o uso de instrumentos de medida no ensino simulado; 
• Identificar e discutir as possibilidades de inserção curricular de atividades simuladas para ensino e avaliação; 
• Discutir a simulação interprofissional e sua utilização prática; 
• Discutir as possibilidades da simulação in situ e sua aplicabilidade; 
• Elaborar e desenvolver e vivencias atividades simuladas em diferentes níveis de complexidade e com o uso de distintos recursos e simuladores. 

 

JUSTIFICATIVA:

A disciplina Simulação clínica Simulação Clínica: conceitos e aplicação na formação e aprimoramento de profissionais, tem como foco o uso da simulação clínica para a formação e o aprimoramento dos recursos humanos em saúde. A simulação é uma tentativa em imitar as peculiaridades de uma determinada situação real, almejando sua melhor compreensão e gestão. (NATIONAL LEAGUE FOR NURSING, 2013).  

Promove em ambiente seguro e controlado o desenvolvimento de aprendizagens significativas e demonstra eficácia na educação cognitiva e comportamental (HOADLEY, 2009).  

Atualmente, por questões de segurança, qualidade, ética, desenvolvimento de novas tecnologias e/ou constantes cenários práticos em mutação, tem sido considerada imprescindível na formação e no aprimoramento dos profissionais da saúde (NATIONAL LEAGUE FOR NURSING, 2013; Martins et al, 2014, Martins et al 2012; LEIGH, 2008).  

Na clínica ao longo dos tempos, esteve presente no processo de ensino-aprendizagem através do treino de habilidades de profissionais, todavia, nos dias atuais alia recursos de informática e cibernética e pode ser utilizada para o desenvolvimento de raciocínio clínico, tomada de decisão, trabalho em equipe, autoconfiança, satisfação, motivação entre outros atributos (Baptista et al, 2014; Martins et al 2014). 

 

CONTEÚDO:

Aprendizagem significativa e simulação
Complexidade da simulação
Simuladores e dramatização
Design da estratégia
Recursos Físicos, Materiais e Humanos
Inserção curricular de simulação
Simulação interprofissional
Simulação in situ
Simulação clínica no ensino e no aprimoramento de profissionais 
Instrumentos de medida e avaliação utilizados no ensino simulado

 

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