Reabilitação Psicossocial nas Fissuras Orofaciais • HRB4092

DOCENTE RESPONSÁVEL:

Maria de Lourdes Merighi Tabaquim

A disciplina visa desenvolver no aluno um visão crítica acerca dos aspectos psicossociais envolvidos na reabilitação das fissuras orofaciais.

Visa analisar, de forma global e sob a perspectiva psicossocial, a pessoa portadora dessa deficiência em suas diferentes fases: nascimento, socialização, escolarização, adolescência e idade adulta, propiciando ao aluno a possibilidade de planejar e desenvolver ações tanto preventivas como de intervenção no contexto individual, familiar e social.

O conhecimento das repercussões psicossociais das fissuras orofaciais é determinante para o planejamento e a execução bem sucedida de intervenções clinicas e, sob um ponto de vista mais abrangente, para a definição de condutas e políticas mais efetivas para a reabilitação dos portadores de deformidades do crânio e da face.

A família: conceituação, impacto e enfrentamento diante do nascimento de crianças com fissuras orofaciais.
Repercussões psicossociais nas diferentes fases do desenvolvimento de pessoas com fissuras orofaciais: a socialização, a escolarização, a adolescência e a idade adulta.
Estratégias para a viabilização do processo de reabilitação: a realidade brasileira e o direito à saúde.
Estratégias de prevenção e intervenção nas questões sociais relacionadas ao acesso ao tratamento e sua continuidade.
Rede nacional de apoio social, institucional e comunitária.

Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Cariola TC, Sá AEF. Atitudes e reações emocionais dos pais com o nascimento de uma criança portadora de fissura lábio-palatal. PediatrMod 1991; 26(6):489-94.

Garcia, RCM. Aspectos psicossociais e familiares de indivíduos com e sem distúrbios da comunicação decorrentes da fissura labiopalatina [dissertação]. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2006.

Graciano MIG, Pavão APAR, Blattner SHB. Os indicadores de estudo sócio econômico na construção do relatório social no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais . Serviço Social e Saúde 2006; 5:183-216.

Graciano MIG, Tavano LA, Bachega MI. Aspectos psicossociais da reabilitação. In: Trindade IEK, Silva Filho OG (coord.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, 2007. p. 311-333.

Graciano MIG. Estudo socioeconômico e políticas sociais. In: Koga D, Ganev E, Fávero ET. (Org.). Cidades e questões sociais. São Paulo: Andross Editora, 2008. p. 225-244.

Kapp-Simon KA, Simon DJ, Krissovich S. Self-perception, social skills, adjustment, and inhibition in young adolescentes with craniofacial anomalies.Cleft Palate-Craniofac J 1992; 29(4):352-6.

Pereira ACM. Auto-conceito e auto-estima em indivíduos com fissura lábio-palatina: influência do tipo de fissura e do tempo de convivência com a mesma [dissertação]. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2000.

Sank JR, Berk NW, Cooper ME, Marazita, ML. Perceived social support of mothers of children with clefts. Cleft Palate Craniofac J 2003; 40(2):165-71.

Strauss RP, Broder H. Directions and Issues in Psychosocial Research and Methods as Applied to Cleft-Lip and Palate and Craniofacial Anomalies. Cleft Palate Craniofac J 1991; 28(2):150-56.

Strauss RP, Broder H. Interdisciplinary team care of cleft lip and palate: social and psychological aspects. ClinPlastSurg 1985; 12(4):543-51.

Tavano LD. Avaliação do desempenho psicossocial de pacientes portadores de fissuras lábio-palatinas submetidas a tratamento multidisciplinar no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo[tese]. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2000.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h (exceto feriados) | e-mail: secpghrac@usp.br | telefone: (14) 3235-8434 | endereço: rua Sílvio Marchione, 3-20 • Vila Universitária • CEP 17.012-900 • Bauru - SP (piso superior da Unidade I, no corredor acadêmico)