Preparação Pedagógica • HRB4029
DOCENTE RESPONSÁVEL:
Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
NÚMERO DE CRÉDITOS: 2
CARGA HORÁRIA:
Teórica (por semana) |
Prática (por semana) |
Estudos (por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
2h | 2h | 1h | 6 semanas | 30h |
OBJETIVOS:
Proporcionar uma visão geral dos procedimentos didáticos na história da educação.
Analisar criticamente questões relacionadas à Universidade e ao Ensino Superior.
Analisar os principais recursos didáticos da atualidade e suas aplicações na área da saúde.
Contribuir para o desenvolvimento das habilidades de docência.
JUSTIFICATIVA:
A Pós-Graduação stricto sensu tem entre seus objetivos a formação de docentes para o ensino superior e, assim sendo, é indispensável a atualização, a discussão e a reflexão sobre práticas de ensino para que se possa preparar professores altamente capacitados para o exercício de sua função, alicerçados nas novas tecnologias em educação.
CONTEÚDO:
• A Universidade atual
• A função docente
• A relação professor-aluno
• O projeto pedagógico institucional
• Cursos, disciplinas e seus programas
• Processos de planejamento, metodológicos e avaliativos
• Novas tecnologias em educação: a multimídia nas práticas de ensino
BIBLIOGRAFIA:
Alencastro IP. Educação básica e educação superior. Campinas: Papirus; 2004.
Anastasiou LGC, Pimenta SG. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez; 2005.
Franco A. Metodologia de ensino: didática. Belo Horizonte: Lê; 2005.
Freire LIF, Fernandez C. O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciênc.Educ. 2015;21(1):255-72. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010016
Freitas LC. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus; 2001.
Giometti, IC; Aranha, ARA; Ikeshoji, EB. O trabalho docente no ensino superior: desafios frente à geração Y. Colloq Humanar. 2015;12(1):170-92.
Libâneo JC. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez; 2003.
Mizukami MGN. Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Paulo: FAI, Universidade Federal de São Carlos; 2005
Parra N. Caminhos do ensino. São Paulo: Pioneira; 2002.
Pimenta SG. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus; 2003.
Valente N. Didática: aprendizagem e recursos audiovisuais. São Paulo: Panorama do Saber; 2001.
Veiga IPA. Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus; 2003.
<<< voltar para o índice de Disciplinas