Preparação Pedagógica • HRB4029

 

DOCENTE RESPONSÁVEL:

Maria de Lourdes Merighi Tabaquim

 

NÚMERO DE CRÉDITOS: 2

 

CARGA HORÁRIA:

Teórica
(por semana)
Prática
(por semana)
Estudos
(por semana)
Duração Total
2h 2h 1h 6 semanas 30h

OBJETIVOS:

Proporcionar uma visão geral dos procedimentos didáticos na história da educação. 

Analisar criticamente questões relacionadas à Universidade e ao Ensino Superior. 

Analisar os principais recursos didáticos da atualidade e suas aplicações na área da saúde.

Contribuir para o desenvolvimento das habilidades de docência. 

 

JUSTIFICATIVA:

A Pós-Graduação stricto sensu tem entre seus objetivos a formação de docentes para o ensino superior e, assim sendo, é indispensável a atualização, a discussão e a reflexão sobre práticas de ensino para que se possa preparar professores altamente capacitados para o exercício de sua função, alicerçados nas novas tecnologias em educação. 

 

CONTEÚDO:

A Universidade atual 
A função docente 
A relação professor-aluno 
O projeto pedagógico institucional 
Cursos, disciplinas e seus programas 
Processos de planejamento, metodológicos e avaliativos  
• Novas tecnologias em educação: a multimídia nas práticas de ensino 

 

BIBLIOGRAFIA:

Alencastro IP. Educação básica e educação superior. Campinas: Papirus; 2004.

Anastasiou LGC, Pimenta SG. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez; 2005.

Franco A. Metodologia de ensino: didática. Belo Horizonte: Lê; 2005.

Freire LIF, Fernandez C. O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciênc.Educ. 2015;21(1):255-72. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010016

Freitas LC. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus; 2001.

Giometti, IC; Aranha, ARA; Ikeshoji, EB. O trabalho docente no ensino superior: desafios frente à geração Y. Colloq Humanar. 2015;12(1):170-92.

Libâneo JC. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez; 2003.

Mizukami MGN. Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Paulo: FAI, Universidade Federal de São Carlos; 2005

Parra N. Caminhos do ensino. São Paulo: Pioneira; 2002.

Pimenta SG. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus; 2003.

Valente N. Didática: aprendizagem e recursos audiovisuais. São Paulo: Panorama do Saber; 2001.

Veiga IPA. Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus; 2003.

 

 

<<< voltar para o índice de Disciplinas

 

Seção de Pós-Graduação HRAC-USP

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h (exceto feriados) | e-mail: secpghrac@usp.br | telefone: (14) 3235-8434 | endereço: rua Sílvio Marchione, 3-20 • Vila Universitária • CEP 17.012-900 • Bauru - SP (piso superior da Unidade I, no corredor acadêmico)