Distúrbios da Comunicação nas Anomalias Craniofaciais • HRB4098

DOCENTES RESPONSÁVEIS:

Mariza Ribeiro Feniman

Luciana Paula Maximino

Aprofundar o conhecimento quanto ao processo de desenvolvimento dos distúrbios da linguagem, fala e audição nas anomalias craniofaciais; Promover uma reflexão crítica sobre os procedimentos de avaliação e reabilitação, e discutir novas possibilidades de tratamento frente aos avanços do conhecimento nas diferentes áreas relacionadas à reabilitação, com base na produção científica atual.

O processo de reabilitação dos distúrbios da comunicação associados às anomalias craniofaciais sofreu importantes avanços nos últimos anos e por essa razão é fundamental refletir sobre a atuação dos diversos profissionais envolvidos nas diferentes fases do tratamento, no que diz respeito à linguagem, fala e audição, de modo a estimular o desenvolvimento de estudos avançados e investigação científica integrada entre as áreas.

Os distúrbios da comunicação nas anomalias craniofaciais
Revisão crítica das propostas de reabilitação e ações interdisciplinares no processo de reabilitação das anomalias craniofaciais
Revisão da literatura e reflexão crítica das alterações da comunicação nas anomalias craniofaciais

Adamson CL, Anderson VA, Nopoulos P, Seal ML, Da Costa AC. Regional brain morphometric characteristics of nonsyndromic cleft lip and palate Dev. Neurosci., 36, pp. 490-498, 2014.

Cavalheiro MG, Lamônica DAC, Hage SRV, Maximino LP. . Child development skills and language in toddlers with cleft lip and palate. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 116, p. 18-21, 2019.

Chapman KL, Hardin-Jones MA, Goldstein JA, Halter KA, Havlik RJ, Schulte J. Timing of palatal surgery and speech outcome Cleft Palate-Craniofacial J., 45, pp. 297-308; 2008.

Collett BR, Leroux B, Speltz ML. Language and early reading among children with orofacial clefts Cleft Palate-Craniofacial J., 47, pp. 284-292, 2010.

Favaro FP, Zechi-Ceide RM, Alvarez CW, Maximino LP, Antunes LFBB; Richieri-Costa A, Guion-Almeida ML. Richieri-Costa-Pereira syndrome: A unique acrofacial dysostosis type. An overview of the Brazilian cases. American Journal of Medical Genetics. Part A, v. 155, p. 322-331, 2011.

Fernandes MB, Maximino LP, Perosa GB, Abramides DV, Passos-Bueno MR, Yacubian-Fer nandes A. Apert and Crouzon syndromes-Cognitive development, brain abnormalities, and molecular aspects. Am J Med Genet A;170(6):1532-7; 2016.

Lamônica DAC, Silva-Mori MJ, Ribeiro CC, Maximino LP. Desempenho de linguagem receptiva e expressiva em crianças com e sem Fissura Labiopalatina. CoDAS, v. 28, p. 369-372, 2016.

Lamônica DAC, Maximino LP, Feniman MR, Silva GK da, Zanchetta S, Abramides DVM, Passos-Bueno MR, Rocha K, Richieri-Costa A. Saethre-Chotzen Syndrome, Pro136his Twist Mutation, Hearing Loss, And External And Middle Ear Structural Anomalies: Report On A Brazilian Family. The Cleft Palate-Craniofacial Journal (Online), V. 47, P. 548-552, 2010.

Ma X, McPherson B, Ma L. Behavioral assessment o f auditory processing disorder in children with non-syndromic cleft lip and/or palate. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 79(3):349-55; 2015.

Ma X, McPherson B, Ma L. Behavioral Signs of (Central) Auditory Processing Disorder in Children With Nonsyndro mic Cleft Lip and/or Palate: A Parental Questionnaire Approach. Cleft Palate Craniofac J. 53(2): 147–56. 2016.

Subramaniam V, Manuprasad S, Hebin H, Ka llikkadan, Vijay Kumar K. Otological and audiological manifestations in cleft lip and cleft palate children: a clinical study. Int J Otorhinolaryngol Head Neck Surg. 1(1):7-10; 2015.

Tierney S, Ph.D, O’Brien K, Harman NL, Sharma RK, Madde n C, Callery P. Otitis Media With Effusion: Experiences of Children With Cleft Palate and Their Parents. Cleft Palate Craniofac J; 52(1): 23–30, 2015.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h (exceto feriados) | e-mail: secpghrac@usp.br | telefone: (14) 3235-8434 | endereço: rua Sílvio Marchione, 3-20 • Vila Universitária • CEP 17.012-900 • Bauru - SP (piso superior da Unidade I, no corredor acadêmico)