Desenvolvimento na Infância • HRB4060

 

DOCENTE RESPONSÁVEL:

Heloisa Bettiol

 

NÚMERO DE CRÉDITOS: 2

 

CARGA HORÁRIA:

Teórica
(por semana)
Prática
(por semana)
Estudos
(por semana)
Duração Total
4h 8h 3h 2 semanas 30h

OBJETIVOS:

Permitir ao aluno de pós-graduação o entendimento dos processos de crescimento físico e dos métodos de avaliação do crescimento. 

Desenvolver a capacidade de análise crítica dos estudos do crescimento, tomando-os como modelo de avaliação das condições de saúde do indivíduo e da coletividade e reconhecer suas limitações. 

 

JUSTIFICATIVA:

A criança encontra-se em uma fase da vida em que o crescimento físico é um dos processos biológicos mais importantes em curso, o que a diferencia do adulto. É, portanto, fundamental para os pós-graduandos com formação em diferentes áreas do conhecimento, que atuam com crianças, serem capazes de entender o processo de crescimento físico e sua associação aos fatores biológicos, socioeconômicos e culturais. 

Estes conhecimentos fornecem aos alunos maior subsídio para elaboração de projetos de pesquisa que envolvam crianças. 

 

CONTEÚDO:

Interação herança/meio
Crescimento intrauterino e saúde perinatal

Epidemiologia do peso ao nascer
Metodologia de análise em antropometria e curvas de crescimento- Tendência secular do crescimento
Maturação e maturação óssea
Baixa estatura
Puberdade
Crescimento da criança com fissura labiopalatina
Seminários: discussão e apresentação de artigos científicos

 

BIBLIOGRAFIA:

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