Nessa página você encontra informações e documentos de interesse do aluno, referentes ao Programa de Pós-Graduação do HRAC:
MANUAL DO ALUNO do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (ver mais)
(clique aqui para obter a versão em PDF do manual)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES (ver mais)
Sobre o HRAC-USP – Para a circulação dentro do Hospital o aluno deve:
• utilizar jaleco/avental e crachá de identificação
• observar as vestimentas que são permitidas em um ambiente hospitalar, inclusive quando vier somente para assistir aulas. Não é permitido uso de shorts e bermudas
• respeitar as normas de cada setor
• obter autorização prévia para entrar na Unidade de Internação
• respeitar a privacidade dos pacientes
SISTEMA JANUS
O Sistema Janus é o sistema de gestão da Pós-Graduação na USP. O cadastramento do aluno no Sistema é obrigatório. Através dele o aluno terá acesso à sua ficha de aluno, realizará consulta de disciplinas, notas, frequência e prazos, emitir declarações e realizar sua matrícula semestral. Acesse o site https://janus.usp.br em “Primeiro Acesso” e siga as instruções.
E-MAIL INSTITUCIONAL de domínio “@usp.br“
A partir do ingresso do aluno na Pós-Graduação da USP, é necessário a criação de um e-mail institucional no domínio USP, ou seja, com final ‘usp.br’ (nome@usp.br), pois os e-mails gerados pelos sistemas da Pós-Graduação da Universidade não são enviados para endereços com outros domínios.
Os novos alunos devem criar seu e-mail “USP” através do cadastramento no site http://www.pedidoemail.usp.br , digitando seu número USP para a solicitação.
Para acessar a conta de e-mail USP o endereço é www.webmail.usp.br.
IMPORTANTE: informar a secretaria do programa (secpg@centrinho.usp.br) o novo e-mail, pois TODA comunicação da Pós-graduação aos alunos também é feita somente para e-mails de domínio USP. Confira sempre a caixa postal da conta criada.
Os alunos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC devem cumprir todas as normativas relativas ao programa, publicadas no Diário Oficial da União no dia 24/01/2014, p. 181, e que segue anexo.
CRÉDITOS MÍNIMOS EXIGIDOS EM DISCIPLINAS:
• Mestrado: 35
• Doutorado: 20
• Doutorado Direto: 50
DISCIPLINAS OFERECIDAS PELO PROGRAMA (ver mais)
OBRIGATÓRIAS:
Sigla |
Disciplina | Créditos |
HRB 4029 | Preparação Pedagógica | 2 |
HRB 4030 | Bioética | 2 |
HRB 4031 | Bioestatística | 4 |
HRB 4032 | Metodologia da Pesquisa Científica | 4 |
HRB 4071 | Reabilitação Multidisciplinar das Fissuras Orofaciais | 3 |
HRB 4076 | Embriologia, Etiologia e Epidemiologia das Fissuras Orofaciais | 3 |
HRB 4080 | Artigos Científicos (obrigatória para o Doutorado) | 2 |
HRB 4082 | Temas de Atualização Científica em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas I (M) | 1 |
HRB 4083 | Temas de Atualização Científica em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas II (D) | 1 |
OPTATIVAS:
Sigla |
Disciplina | Créditos |
HRB 4036 | Imaginologia Aplicada às Anomalias Craniofaciais | 2 |
HRB 4037 | Genética Aplicada aos Distúrbios do Desenvolvimento Humano | 3 |
HRB 4039 | Políticas de Saúde e Reabilitação | 2 |
HRB 4041 | Distúrbios da Comunicação na Fissura Labiopalatina | 4 |
HRB 4043 | Fisiologia do Sistema Estomatognático | 3 |
HRB 4045 | Vias Aéreas Superiores nas Fissuras Orofaciais | 3 |
HRB 4048 | Aspectos Psicossociais da Reabilitação das Fissuras Orofaciais | 3 |
HRB 4059 | Crescimento e Desenvolvimento Craniofacial | 2 |
HRB 4075 | Odontologia na Reabilitação das Fissuras Orofaciais | 4 |
HRB 4079 | Prevenção das Fissuras Orofaciais | 1 |
HRB 4081 | Multidisciplinary Rehabilitation of Orofacial Clefts | 3 |
HRB 4084 | Bioengenharia Tecidual | 2 |
HRB 4085 | Upper Airways and Orofacial Clefts | 3 |
HRB 4089 | Clínica Interdisciplinar Aplicada às Fissuras Orofaciais I | 4 |
HRB 4090 | Clínica Interdisciplinar Aplicada às Fissuras Orofaciais II | 4 |
HRB 4091 | Tratamento Intensivo e Interdisciplinar na Reabilitação Funcional das Anomalias Craniofaciais | 3 |
Observações:
• A disciplina “Artigos científicos” é Obrigatória para os alunos de Doutorado, e optativa para os alunos de Mestrado,desde que haja vaga disponível).
• É obrigatório a realização de uma disciplina fora do HRAC-USP (mobilidade).
Para conferir o conteúdo de cada disciplina, acesse o link do Programa.
MATRÍCULA (ver mais)
MATRÍCULA SEMESTRAL: A matrícula de alunos regulares no sistema JANUS (em disciplinas ou acompanhamento) tem que ser feita em todos os semestres (nos meses de janeiro e de julho) até a obtenção do título. O aluno que já tiver cumprido todos os créditos e não quiser matricular-se em disciplinas, deverá fazer a matrícula de acompanhamento. Os períodos de matrícula via JANUS serão sempre informados aos alunos por e-mail.
Observação: Não fazer matrícula implica em desligamento do curso.
DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA: Os alunos que precisarem de declaração de matrícula devem emiti-la pelo sistema JANUS , no link Aluno regular / Emissão de documentos. O Sistema permite a emissão de um atestado de matrícula eletrônico.
RELATÓRIO SEMESTRAL (ver mais)
O desempenho acadêmico do aluno no curso é acompanhado pela CPG por meio do formulário “Indicadores de Produção”.
As atividades a serem realizadas no semestre são definidas conjuntamente (aluno e orientador), no início de cada semestre como um compromisso a ser cumprido. Após assinado por ambas as partes, o aluno deverá entregar o original e uma cópia do formulário de compromisso na Secretaria de Pós-Graduação para ser arquivado em sua pasta. O original fica guardado na Secretaria e, no final do semestre, é encaminhado para o orientador para fazer a avaliação do aluno, emitindo parecer de seu desempenho. O relatório será encaminhado para a CCP para avaliação e os conceitos atribuídos pela CCP serão: adequado, aceitável e inadequado.
O aluno cujo desempenho acadêmico foi avaliado como inadequado em dois semestres consecutivos será desligado do curso (artigo X do Regulamento do Programa).
As datas para entrega do relatório na Secretaria de Pós-Graduação são:
• 15/12 – Entrega da cópia do formulário, com os compromissos firmados, referente ao 1º semestre do ano seguinte.
• 15/07 – Entrega do original do formulário, devidamente preenchido e assinado, referente ao 1º semestre do ano vigente.
• 15/07 – Entrega da cópia do formulário, com os compromissos firmados, referente ao 2º semestre do ano vigente.
• 15/12 – Entrega do original do formulário, devidamente preenchido e assinado, referente ao 2º semestre do ano vigente.
BOLSAS (ver mais)
Segundo decisão da Comissão de Pós-Graduação, as bolsas concedidas pela CAPES e CNPq (cota institucional), serão canceladas quando o aluno completar 24 meses de curso, para mestrado e 36 meses de curso para o doutorado.
A Comissão de Bolsas da CPG do HRAC-USP definiu que a concessão de bolsas para alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, se baseará, a partir de agosto de 2010, no mérito científico do candidato, sendo que a ordem de concessão obedecerá a média final alcançada no processo seletivo de ingresso no Programa. Havendo necessidade de desempate, será considerada a nota obtida na prova de conhecimentos específicos.
Para os alunos de MESTRADO contemplados com bolsa CAPES é obrigatória a realização da disciplina de “Preparação Pedagógica”. Para os alunos de DOUTORADO bolsistas CAPES é obrigatória a realização da disciplina de “Preparação Pedagógica” e participação no Estágio Supervisionado em Docência (PAE) pelo menos 01 (uma) vez.
AUXÍLIOS (ver mais)
• PROAP / CAPES – Programa de Apoio à Pós-Graduação: As solicitações devem ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação do HRAC, por meio de formulários pré-definidos e ou ofícios de solicitação. O regulamento do PROAP e itens financiáveis estão disponíveis no Portal CAPES.
• Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP: Podem ser solicitados auxílio para viagens ao exterior para pesquisa e/ou participação em congressos, para alunos de Pós-Graduação da USP matriculados nos cursos de doutorado e, excepcionalmente, de mestrado. Da mesma maneira, podem ser solicitados auxílio para viagens na América Latina e no Brasil para pesquisa e/ou congressos (duração máxima de 1 mês), para alunos de Pós-Graduação da USP matriculados nos cursos de mestrado e doutorado. Formulários no link: http://www.prpg.usp.br/?page_id=13
OBSERVAÇÃO: A concessão do auxílio está SUSPENSA TEMPORARIAMENTE (desde 2014).
ALUNOS ESTRANGEIROS (ver mais)
Deverão renovar o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) nos prazos em que a Polícia Federal solicitar (180 dias ou um ano) e entregar uma cópia do protocolo no SPG, a cada renovação. Permanecer irregular no país, por qualquer período de tempo, resulta em desligamento do Programa de Pós-Graduação.
ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E ESTACIONAMENTO (ver mais)
Os alunos de Pós-graduação podem utilizar:
• Restaurante Universitário da USP-Bauru
• UBAS – Unidade Básica de Saúde da USP-Bauru
• Estacionamento nas dependências do CAMPUS USP.
Para usufruir desses serviços, procure a Secretaria de Pós-Graduação para preencher a devida documentação.
EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ) (ver mais)
O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado/Doutorado Direto. Fique atento aos prazos e leia o artigo VIII do Regulamento do Programa.
• Mestrado: O EQ consistirá da entrega na Secretaria de Pós-Graduação de três cópias do projeto de pesquisa com, no máximo, 20 páginas, e uma exposição oral sobre o projeto de pesquisa. A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de oito e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pela Banca Examinadora, composta por três membros. Cada membro da banca terá no máximo 30 minutos para completar a sua arguição, incluindo perguntas e respostas.
• Doutorado / Doutorado Direto: O EQ consistirá da entrega na Secretaria de Pós-Graduação de três cópias do projeto de pesquisa com, no máximo, 20 páginas, e uma exposição oral sobre o projeto de pesquisa. Além disso, incluirá a apresentação de uma aula teórica sorteada no momento do exame ou a apresentação de um artigo de sua autoria na área de concentração do programa, aceito para publicação, após a sua primeira matrícula no curso de doutorado. Na ocasião da inscrição para o EQ deve ser entregue na Secretaria, além do projeto de pesquisa, uma lista de três pontos de aula teórica ou um artigo aceito para publicação. A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de dez e máxima de quarenta minutos, sendo seguida de arguição pela Banca Examinadora, composta por três membros. Cada membro da banca terá no máximo 30 minutos para completar a sua arguição, incluindo perguntas e respostas.
O estudante que for reprovado no EQ poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 60 (sessenta) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.
Modus Operandi do Exame de Qualificação:
• Mestrado
7 meses: Inscrição no Exame de Qualificação
Até 9 meses: Realização do Exame de Qualificação
21 meses: Depósito da dissertação e agendamento da defesa
24 meses: Prazo máximo para defesa da dissertação
• Doutorado
12 a 16 meses: Inscrição no Exame de Qualificação
Até 18 meses: Realização do Exame de Qualificação
42 meses: Depósito da tese e agendamento da defesa
43 a 45 meses: Readequação do trabalho e novo depósito se necessário
48 meses: Prazo máximo para defesa da tese
Qualificação:
• Mestrado:
– 10 a 15 minutos para apresentação do projeto
– 45 minutos para arguição (dos três membros)
• Doutorado:
– 10 a 15 minutos para apresentação do projeto
– 20 a 25 minutos para apresentação da aula
– 45 minutos para arguição (dos três membros)
DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO / TESE (ver mais)
O trabalho final nos cursos de mestrado e doutorado poderá ser apresentado na forma convencional ou alternativa (em forma de artigo, contendo no mínimo dois artigos para o Mestrado e para o Doutorado). No caso do formato alternativo, os artigos compõem parte da obra juntamente com capítulos obrigatórios como introdução, objetivos e conclusões gerais. Um mesmo artigo não poderá ser utilizado em duplicidade em mais de uma tese/dissertação.
A estrutura da tese, independente do formato escolhido, seguirá as normas vigentes no HRAC-USP e disponibilizadas pela Seção de Documentação e Informação.
Quanto ao idioma, as dissertações e teses podem ser redigidas em português ou inglês. No entanto, somente um idioma é permitido para o conjunto completo da obra.
No ato do depósito, antes da avaliação escrita, o aluno deve entregar na Secretaria de Pós-Graduação:
• quatro exemplares impressos da dissertação/tese (todos encadernados em espiral)
• um artigo encaminhado para publicação (mestrado) ou dois artigos encaminhados para publicação, sendo pelo menos um deles em inglês e um deles já aceito ou publicado (doutorado)
• formulário assinado pelo orientador, com declaração de que o estudante está apto à defesa e sugerindo a composição da banca.
Após a avaliação escrita, o aluno deve entregar, naSecretaria de Pós-Graduação:
• três exemplares impressos da dissertação/tese (sendo dois encadernados em capa dura)
• cópia em versão eletrônica da dissertação/tese
• formulário de autorização para publicação no site www.teses.usp.br.
O aluno que optar por revisar a dissertação/tese após a avaliação escrita, deverá entregar sete exemplares (dois encadernados em capa dura e cinco encadernados em espiral) ao invés de três.
MANUAL DO ALUNO do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (clique para fechar)
FORMULÁRIOS (ver mais)
• Requerimento da Matrícula Inicial (download)
• Requerimento de Matrícula em Disciplina (fora do prazo) (download)
• Relatório semestral (download)
• Formulário para Matrícula de Aluno Especial (download)
FORMULÁRIOS (clique para fechar)
ALUNO ESPECIAL (ver mais)
• Instrução Normativa CPG-HRAC 01/2016 (ver mais)
Dispõe sobre os critérios para matrículas dos alunos especiais em disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP.
• Formulário para Matrícula de Aluno Especial (download)
ALUNO ESPECIAL (clique para fechar)