Comissão de Relações Internacionais

Portaria SUPE 32/2019 – composição da CRInt (ver mais)

Contato para encaminhamento das solicitações: crint_hrac@usp.br

Formulários (ver mais)

1) Visita Cultural
Inclui qualquer pessoa da comunidade internacional interessada em conhecer as atividades do HRAC, duração máxima de 1 dia. 
Prazo de solicitação: Mínimo de 1 mês de antecedência.
Documentos necessários: a. Requerimento de Visita; b. Cópia do Passaporte (página de identificação e visto quando exigido).

2) Intercâmbio de Curta Duração – Graduação
Inclui alunos de graduação regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior Estrangeira interessados em realizar atividades de observação por um período de até 3 meses. O aluno deverá ter um docente ou profissional do HRAC responsável pelo Intercâmbio. Após a aprovação da visita, a CRInt encaminhará uma carta de aprovação.
Prazo de solicitação: Mínimo de 2 meses de antecedência.
Documentos necessários: a. Formulário de Solicitação; b. Carta da Instituição endereçada à Superintendência do HRAC informando o motivo pelo qual está buscando o intercâmbio; c. Cópia do Passaporte (página de identificação e visto, quando exigido); d. Seguro Saúde.

3) Intercâmbio de Curta Duração – Pós Graduação (Mestrado, Doutorado, Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado)
Inclui alunos de pós-graduação regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior Estrangeira interessados em realizar atividades de observação acadêmicas e clínicas, pesquisa ou cursar disciplina. A IES deverá preferencialmente estabelecer convênio formal com HRAC. O aluno deverá ter um docente ou profissional do HRAC responsável pelo Intercâmbio. Após a aprovação da visita a CRInt encaminhará uma carta de aprovação.
Prazo de solicitação: Mínimo de 3 meses de antecedência.
Documentos necessários: a. Formulário de solicitação; b. Cópia do Diploma de Graduação; c. Carta da Instituição endereçada à Superintendência do HRAC-USP informando o motivo pelo qual está buscando o intercâmbio; d. Comprovante de Matrícula no curso de Pós Graduação; e. Cópia do Passaporte (página de identificação e visto, quando exigido); f. Seguro Saúde.

4) Professor Visitante Inclui Docente de IES com ou sem convênio com o HRAC.
O professor deve ser convidado por um docente ou profissional da Unidade. O professor visitante poderá ministrar aulas ou palestras, realizar negociações para desenvolvimento de projetos de pesquisa ou convênios. 
Prazo de solicitação: Mínimo de 1 mês de antecedência.
Documentos necessários: a. Formulário de solicitação; b. Curriculum resumido; c. Cópia do Passaporte (página de identificação e visto, quando exigido).

5) Delegação Visitante (Grupo ou Individual)
Inclui profissionais interessados em realizar visita cultural ou técnica, ministrar palestra ou realizar treinamentos na instituição.
Prazo de solicitação: Mínimo de 1 mês de antecedência.
Documentos necessários: a. Formulário de solicitação; b. Cópia do Diploma de Graduação e/ou Pós Graduação; c. Curriculum Resumido; d. Carta da Instituição endereçada à Superintendência apresentando o profissional e informando o motivo pelo qual está buscando o intercâmbio ; e. Cópia do Passaporte (página de identificação e visto, quando exigido); f. Seguro Saúde. 

 

Tramitação (ver mais)

Deverá ser observada a seguinte rotina operacional para fins de Solicitação de Visita ou Intercâmbio Internacional:

1- O interessado deverá preencher o formulário de solicitação de acordo com a modalidade de visita, encaminhando à secretaria por e-mail (crint_hrac@usp.br) digitalizado ou em mãos devidamente assinado, juntamente com a documentação solicitada para cada modalidade, exceto pelo visto e seguro saúde neste momento.

2- O formulário será submetido à CRInt durante reunião ordinária ou extraordinária, para avaliação e aprovação.

3- Se aprovado pela CRInt, com base na relevância da solicitação e adequação da documentação, a solicitação será encaminhada para a ciência e aceite de cada setor do HRAC para o qual tenha sido solicitada a visita.

4- Após aceite do setor será elaborada agenda de visita em parceria com a área de interesse.

5- O formulário e a proposta de agenda da visita serão submetidos à ciência da Superintendência do HRAC.

6- Após as aprovações a CRInt comunicará ao solicitante para que seja providenciada o restante da documentação, visto (se necessário) e seguro saúde.

 

Regulamentação Complementar (ver mais)

1- É vedado aos visitantes ou alunos de intercâmbio de qualquer modalidade gravar entrevista, fotografar ou filmar pacientes nas dependências do HRAC-USP;

2- Os visitantes ou alunos de intercâmbio deverão apresentar-se nos setores e/ou clínicas desta Unidade, nos horários pré-estabelecidos. Não será permitida a participação em atividades não agendadas previamente;

3- O Campus USP de Bauru não dispõe de atendimento médico para visitantes ou alunos estrangeiros em intercâmbio nesta Unidade. Desta forma, ressaltamos a importância de regularização prévia do Seguro Saúde;

4- É terminantemente proibido o consumo de álcool e drogas ilegais no âmbito do Campus de Bauru.

5- Por não se tratar de estágio curricular ou extracurricular o HRAC não emite Certificado aos visitantes ou alunos de Intercâmbio, apenas Declaração de Participação.

6- Os visitantes ou alunos de Intercâmbio participarão das atividades propostas na condição de observador, sendo vedada, portanto, a execução de procedimentos juntos aos pacientes com ou sem a presença do profissional do HRAC.