Bases de Dados e Recursos Informacionais

Universidade de São Paulo: (ver mais)

SIBi:Portal do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP).

Dedalus: Banco de Dados Bibliográficos da USP.

Portal de busca integrada -USP: Integra os recursos informacionais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP), em uma interface única

Livros eletrônicos ebooks: Coleção de cerca de 374 mil livros eletrônicos (e-books), atualizada constantemente.

Revistas eletrônicas: Coleção de cerca de 82 mil periódicos em texto completo, atualizada constantemente.

 

Bases de Dados Acesso Público: (ver mais)

Descritores em Ciências da Saúde: Vocabulário estruturado e trilíngue DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Rede de fontes de informação online de conhecimento científico e técnico em saúde.

Scielo Brasil: Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

Pubmed: Compreende mais de 26 milhões de citações de literatura biomédica do MEDLINE. O Medline é a principal base de dados da National Library of Medicine (NLM), abrange as áreas de medicina, enfermagem, odontologia, veterinária, sistemas de saúde, saúde pública e ciências pré-clínicas. As referências são indexadas conforme o vocabulário MeSH (Medical Subject Headings). Seu principal período de cobertura é a partir de 1966, mas referências anteriores a este período (a partir da década de 40) são acrescentadas anualmente à base.

PubMed Central: É um arquivo de texto completo disponível na National Library of Medicine (NLM), que pode ser acessada, sem mecanismos intermediários, contendo os trabalhos na íntegra em inglês e totalmente gratuitos.

Omin: Base específica sobre Genes Humanos e Hereditariedade.

PEDro: Base de dados em evidências em fisioterapia. Com estudos clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia.

Cochrane: Base de saúde baseadas em evidências, com revisão sistemática fornecendo uma ferramenta para melhorar o conhecimento em saúde e auxiliar na tomada de decisão.

 

Bases de Dados Acesso Restrito: (ver mais)

Embase: Base de dados em saúde com vasta literatura biomédica.

Scopus: Base de dados de resumos e citações compreende várias áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades. Possui ferramentas que permite acompanhar, analisar e visualizar citações de um artigo e calcular o índice H de um autor.

Web of Science: Base de dados de resumos e citações compreende várias áreas da ciência, ciências sociais, artes e humanidades. Possui ferramentas que permite acompanhar, analisar e visualizar citações de um artigo e calcular o índice H de um autor.

Primal Picture: Software de anatomia 3D, com precisão e detalhe, interpretados por equipe de anatomistas, acompanhado por animações em 3D que demonstram função, biomecânica e procedimentos cirúrgicos. Além disso, os dados de anatomia 3D são complementadas por vídeos clínicos e textos escritos por especialistas.

UpToDate: Base de informações médicas, baseada em evidências, revisada por pares, atualizada a cada quatro meses. inclui banco de dados farmacológicos. e também contém informações a pacientes.

F1000Prime: Base que identifica e recomenda os melhores artigos em ciências da saúde. A partir de classificações numéricas, apresenta em um sistema único para quantificar a importância de artigos individuais.

Journal Citation Reports (JCR): Recurso que permite avaliar e comparar publicações científicas utilizando dados de citações extraídos de revistas acadêmicas e técnicas e o impacto destas na comunidade científica indexada pela coleção principal da Web of Science.

Qualis: Conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados.

Scimago: Mais recente método para avaliar periódicos científicos. Avalia e ranqueia periódicos científicos a partir da quantidade de citações por eles recebidas nos três anos que se seguem à publicação das edições.