HRAC-USP oferece curso sobre tratamento ortodôntico-cirúrgico

Gratuito e on-line, curso acontece de 10/08 a 10/10/2021 e é voltado a ortodontistas, cirurgiões bucomaxilofaciais e craniofaciais, odontopediatras e alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia e Medicina; inscrições de 03/05 a 30/06

Muitos profissionais de saúde apresentam medo e insegurança em relação à reabilitação ortodôntica em pacientes com fissuras labiopalatinas. Com o objetivo de difundir a expertise de sua equipe na área a profissionais e estudantes que residem em regiões distantes dos grandes centros ou em outros países em desenvolvimento, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru promove, de 10/08 a 10/10/2021, o curso de difusão Protocolo de Tratamento Ortodôntico-Cirúrgico nas Fissuras Labiopalatinas.

Gratuito e na modalidade de educação a distância, o curso é voltado a ortodontistas, cirurgiões bucomaxilofaciais e craniofaciais, odontopediatras e alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia e Medicina.

Serão abordados os seguintes temas: reabilitação multidisciplinar das fissuras labiopalatinas; classificação e etiologia; cirurgias plásticas; Índice Goslon e Bauru/protocolo de documentação; ortodontia pré-enxerto ósseo alveolar; enxerto ósseo alveolar secundário/reposição de pré-maxila; ortodontia pós-enxerto ósseo; preparo ortodôntico com vistas à ortognática; cirurgia ortognática nas fissuras; e manejo ortodôntico nas síndromes craniofaciais.

O conteúdo teórico será aliado às atividades de resolução de problemas, com o diagnóstico e acompanhamento de casos clínicos. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, por meio de transmissão ao vivo via Google Meet. A carga horária total é de 20 horas, com certificado emitido pela USP.

As inscrições serão realizadas das 8h de 03/05/2021 até às 18h de 30/06/2021, pelo Sistema Apolo USP (http://uspdigital.usp.br/apolo/). São oferecidas 90 vagas, que serão concedidas de acordo com a ordem de inscrição.

O curso de difusão Protocolo de Tratamento Ortodôntico-Cirúrgico nas Fissuras Labiopalatinas tem coordenação da professora Daniela Gamba Garib Carreira, docente de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP e presidente da Comissão de Pesquisa do HRAC-USP, e vice-coordenação do professor Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e docente do Curso de Medicina da FOB-USP.

Mais informações na Seção de Apoio Acadêmico do HRAC-USP, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420.

(Imagem de capa: Cirurgia de enxerto ósseo alveolar realizada no HRAC-USP. Foto: André Boro/HRAC-USP, 2019)