HRAC-USP Bauru
Notícias

Workshop na USP-Bauru debate relação entre universidade e poder público

Evento acontece nos dias 29 e 30/03 e reunirá autoridades dos três poderes, docentes, estudantes e comunidade     

Será realizado nesta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de março, no campus da USP em Bauru, o workshop “Universidade e Poder Público: Relação entre Universidade e Sistema Único de Saúde. Saúde, Educação e Trabalho Interprofissional”.

O evento é uma iniciativa do Curso de Medicina da FOB-USP, com apoio da Diretoria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Segundo o professor José Sebastião dos Santos, coordenador do Curso de Medicina da FOB-USP e superintendente do Centrinho-USP, o objetivo do workshop é promover uma reavaliação das relações e da cooperação entre entes públicos, sobretudo em função da realidade locorregional e sob a perspectiva da implementação do novo Curso de Medicina e da instalação do Hospital das Clínicas de Bauru.

“De acordo com as últimas diretrizes curriculares, não se pensa mais um curso da área da saúde restrito ao âmbito do campus universitário. Os futuros profissionais precisam ser formados conhecendo a realidade, o dia a dia. Para tanto, precisamos ter uma interação mais próxima entre a Universidade e as áreas de execução na saúde, educação, assistência social e segurança pública, em interface com o Legislativo, Judiciário e Ministério Público, porque essas relações precisam ser formatadas com instrumentos legais de cooperação e de acompanhamento. O evento é um momento oportuno, portanto, para que a cidade e a região façam uma releitura atenta do que já existe em termos de legislação, para que os marcos legais sejam explorados positivamente e as relações de cooperação entre as instituições e esferas de poder se fortaleçam”, pontua o professor.

“A contribuição de cada poder é importante para que essa cooperação se estabeleça do ponto de vista legal, administrativo e, principalmente, operacional, com vistas à produção de bens de natureza social com mais qualidade e também à formação dos futuros profissionais”, ressalta José Sebastião dos Santos.

Programação e participação
De acordo com o programa preliminar, a programação tem início no dia 29 de março (sexta-feira), com dois pré-eventos no período da manhã. Das 8h30 às 9h30, no Anfiteatro do Centrinho-USP, será ministrada a conferência “Marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação e do trabalho interprofissional em saúde”. Das 9h40 às 12h, estão programadas atividades práticas de simulação no Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde (Necs), nas dependências do Hospital.

No período da tarde, no Teatro Universitário da FOB-USP, das 14h30 às 15h, acontece a abertura oficial do workshop “Universidade e Poder Público”, com as participações de Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP; Sandro Roberto Valentini, reitor da Unesp; Eduardo Aguilar Arca, diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Sagrado Coração (USC); Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP; José Sebastião dos Santos, coordenador do Curso de Medicina da FOB-USP e superintendente do Centrinho-USP; José Henrique Rubo, prefeito do campus USP-Bauru; entre outras autoridades.

Das 15h às 17h, está programado o painel “Universidade e Sistema de Saúde”, que contará com a participação de Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP; Gladis Massini-Cagliari, pró-reitora de Graduação da Unesp; José Rodrigues Freire Filho, consultor internacional em recursos humanos em saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), por videoconferência; de representantes do Ministério da Educação, Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, associações e conselhos, organizações do terceiro setor; além de autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas, Receita Federal e dos sistemas Educacional, de Assistência Social, de Segurança Pública e de Saúde.

A programação prossegue no sábado, 30 de março, no Teatro Universitário da FOB-USP. Das 8h30 às 9h45, acontece o painel e debate “Desafios para a integração entre currículos na educação de profissionais da saúde: A potência para educação interprofissional na graduação”. Das 9h45 às 10h30, será ministrada a conferência “Intencionalidade da educação interprofissional na formação em saúde: Caminhos possíveis”.

Após um pequeno intervalo, das 10h50 às 11h50, está programado o painel “Trabalho interprofissional em saúde: Perspectiva atual e capacidade de movimento dentro do processo de educação permanente”. Encerra a programação do workshop a conferência “Competências colaborativas nas iniciativas de educação interprofissional”, das 11h50 às 12h30.

O público-alvo do evento são autoridades dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), docentes, tutores, preceptores do “Programa PET Saúde – Bauru”, estudantes e pós-graduandos da área de saúde e demais interessados da comunidade.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até esta quarta-feira, 27 de março, pelo site www.hrac.usp.br/eventos. As vagas são limitadas! O campus da USP-Bauru fica localizado na Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Integração ensino-serviço-comunidade
O workshop “Universidade e Poder Público” marca o início, em Bauru, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

No final de 2018, Bauru teve dois projetos contemplados para o PET-Saúde, um da USP em parceria com a Universidade do Sagrado Coração (USC), e outro da Unesp. Ao todo, 120 projetos foram selecionados em todo o país, para implementarem, nos próximos dois anos, ações de integração ensino-serviço-comunidade utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional em Saúde, com foco no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dois projetos de Bauru contam com 120 bolsas concedidas pelo Ministério da Saúde. O projeto da USP, que tem a USC como instituição convidada, conta com 60 bolsas para integrantes dos cursos de Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia (FOB-USP) e Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição (USC). O projeto envolverá as áreas de Atenção Primária em Saúde, Vigilância em Saúde, Urgência e Emergência, Oncologia e Gestão em Saúde. Tem a participação de 30 estudantes de graduação, 20 preceptores – da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6) e do setor terciário – e dez docentes.

Já o projeto da Unesp conta com mais 60 bolsas e a participação dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Psicologia. A proposta do PET-Saúde Bauru é que os dois projetos trabalhem em conjunto e se complementem.

“É a primeira vez que Bauru é contemplada, em um esforço conjunto da Universidade de São Paulo e da Unesp. Esse projeto é importante porque amplia a interação da Universidade com os serviços municipais e estaduais de saúde. É bom para uma reavaliação da oferta quantitativa e qualitativa, e, ao mesmo tempo, para formar melhor os futuros profissionais e capacitar aqueles que já estão atuando. A Universidade não deve ter muros. Se os serviços tiverem alguma necessidade de capacitação e pudermos ajudar, nós, como Universidade, temos a obrigação de contribuir”, salienta o coordenador do Curso de Medicina da FOB-USP e superintendente do Centrinho-USP, José Sebastião dos Santos.

Serviço
Workshop “Universidade e Poder Público: Relação entre Universidade e Sistema Único de Saúde. Saúde, Educação e Trabalho Interprofissional”
Quando: 29 e 30 de março de 2019
Onde: Campus USP-Bauru (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Programa preliminar, informações e inscrições gratuitas: site www.hrac.usp.br/eventos
Público-alvo: autoridades dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), docentes, tutores, preceptores do “Programa PET Saúde – Bauru”, estudantes e pós-graduandos da área de saúde e demais interessados da comunidade
Informações adicionais: Seção de Apoio Acadêmico do Centrinho-USP, pelo telefone (14) 3235-8420 ou e-mail saac@usp.br

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP