HRAC-USP Bauru
Notícias

Livro ‘Ortodontia Prática’ é lançado nacionalmente

A obra produzida por professores da FOB e HRAC consegue unir conceitos básicos e avanços científicos da área

Professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP lançam, nacionalmente, o livro “Ortodontia Prática”. A obra leva aos leitores os conceitos clássicos da Ortodontia sem deixar de lado os avanços deste segmento da Odontologia em que o Brasil detém uma das maiores expertises mundiais.

Em sua essência, o livro apresenta o conhecimento básico na prática clínica da Ortodontia. “É a primeira camada do saber sobre a qual será construída a formação profissional”, informa uma das autoras, a professora Daniela G. Garib, da FOB e HRAC.

O leitor vai encontrar uma vasta ilustração com o passo-a-passo de como fazer os procedimentos clínicos. E para ajudar no aprendizado agrega um inovador diferencial. “É um clássico que inovou com o avanço tecnológico. Cada capítulo traz um ‘QR code’ e o leitor pode imediatamente acessar vídeos de seu celular com a demonstração de como fazer um procedimento de maneira detalhada e didática”, explica Garib.

A obra é destinada a todos os interessados em saber mais sobre o tema, embora seu público original sejam os pesquisadores e pós-graduandos. Por unir os conceitos básicos e o avançado estágio da Ortodontia brasileira é leitura indispensável também para estudantes, profissionais e especialistas.

Juntamente com a professora Daniela G. Garib são autores os professores Omar Gabriel da Silva Filho, ortodontista do HRAC-USP; Arthur César de Medeiros Alves, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Tulio Silva Lara, oficial dentista da Força Aérea Brasileira (FAB).

O livro contou com a colaboração dos profissionais e professores Adriano Porto Peixoto, Araci Malagodi de Almeida, Carlos Alberto Aiello, Terumi Okada Ozawa e Tiago Turri de Castro Ribeiro (HRAC-USP), Flavio Mauro Ferrari Junior, Celeste Hiromi Okada e Vanessa Silva Grossi (Curso de Ortodontia Preventiva e Interceptiva “Professor Omar Gabriel da Silva Filho”), Guilherme Janson (FOB-USP) e Rita de Cássia M. Carvalho Lauris (HRAC-USP).

Muito além dos aparelhos dentários
“Este livro representa o início de tudo”. Assim se expressam os autores logo na apresentação. “A Ortodontia nasce exatamente aí, nos primeiros laboratórios, nas marcas nos dedos, nos borrões, na criatividade e inventividade dos mestres e aprendizes. Os calos e os olhares atentos e ávidos são as características mais marcantes desta etapa do aprendizado. Por este motivo, ao prepararmos este livro, fomos transportados à delicadeza e frescor daqueles primeiros anos”.

Nos 11 capítulos, numa sequência lógica, são apresentados desde os instrumentais mais utilizados, no primeiro capítulo, até a confecção de dobras de terceira ordem e propostas de mecanismos de verticalização de molares, nos últimos.

O livro tem prefácio do ortodontista e professor aposentado da USP-Bauru, Leopoldino Capelozza Filho, referência mundial na área.  Ele presta uma honesta homenagem ao ensino da Ortodontia e aos autores, em especial ao professor Omar Gabriel da Silva.

“Ensinar o básico pressupõe conhecimento suficiente para admitir sua importância. Em tempos de conceitos frágeis e tecnologia intensa, onde é possível comprar pronto os aparelhos que fazem o tratamento ortodôntico, é admirável o esforço dos autores desse livro, Daniela, Tulio, Arthur e Omar, em debruçarem mãos, olhos e mentes sobre a base da prática ortodôntica. Seguem todos a orientação do mestre primeiro, Dr. Omar, e evitam deixar de lado os pilares que sustentam a prática da boa Ortodontia”, escreve Capelozza.

O livro “Ortodontia Prática”, editado pela editora DentalPress, teve seu lançamento oficial ocorrido durante 12º Encontro Internacional de Ortodontia realizado na USP-Bauru, nos dias 25 e 26 de agosto. Em 19 de setembro foi lançado em Campo Grande (MS). De 11 a 13 de outubro será lançado em Belém (PA) e em 09 de novembro em Belo Horizonte (MG).

(Reportagem: Luís Victorelli, Assessoria de Comunicação da PUSP-B)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP