Graduando da FOB compartilha experiência com alunos de Pré-Iniciação Científica do HRAC

Egresso do Programa no Hospital, aluno relata que experiência ajudou a consolidar escolha da carreira |

A Comissão de Pesquisa do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP promoveu, no último dia 13 de novembro, um ciclo de palestras para os alunos do Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) no Hospital.

O evento contou com a apresentação de Maycon Lázaro Pinheiro, egresso do Programa e atualmente graduando do terceiro ano de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), que compartilhou sua experiência com os novos alunos de Pré-IC.

Maycon foi bolsista do Programa no HRAC entre 2011 e 2012, com o projeto “Assistência nas atividades técnico-científicas realizadas na Seção de Fonoaudiologia”.

“A experiência foi ótima! Conheci pessoas maravilhosas, como a minha orientadora do projeto, a fonoaudióloga Cristina Guedes, e muitas fonoaudiólogas e funcionários do setor. Acompanhar a rotina destes profissionais e auxiliar em suas atividades foi muito interessante. Na época, eu já estava com a noção de que queria seguir alguma carreira na área da saúde. Participar deste Programa no HRAC só ajudou a consolidar esta ideia”, relata Maycon. “Ter um contato mais próximo com profissionais e pacientes me ajudou a definir que aquilo era o que eu realmente queria. Sinto muita gratidão pelo Programa e é muito satisfatório ver sua continuidade. Ver os novos alunos buscando algo extracurricular e ter este contato acadêmico já cedo é uma grande alegria”.

Já no segundo ano da graduação, Maycon procurou a professora Ivy Trindade-Suedam (FOB e HRAC), no Laboratório de Fisiologia do Hospital, para realizar um projeto de Iniciação Científica, intitulado “Reconstrução tridimensional da faringe de indivíduos com fissuras labiopalatina: Comparação da acurácia da imagem de 3 softwares”. “Finalizei o projeto este ano, sob a orientação magnífica da Marília Yatabe Ioshida [que foi pós-doutoranda no HRAC, orientada pela professora Ivy], com artigo já aceito na Journal of Applied Oral Science [revista científica da FOB-USP] e pronto para publicação”, conta Maycon.

“Outro fato interessante é que tive o contato com alguns livros sobre fissura labiopalatina da professora Ivy durante a minha Pré-Iniciação, e depois tive a chance de trabalhar junto com ela”, relembra.

Maycon já tem planejado os próximos passos após o término da graduação. “Pretendo seguir a área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, carreira clínica. Vou prestar prática profissionalizante no HRAC e residência em hospitais após a graduação”, conclui.

Na foto, Maycon (terceiro à esquerda) com orientadores e alunos de Pré-IC no HRAC, membros da equipe e representante da Superintendência do Hospital, durante o ciclo de palestras.

Sobre a Pré-IC
O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da Universidade.

Além das atividades específicas, os alunos participam de simpósios, ciclos de debates e seminários, periodicamente, onde apresentam os resultados de suas atividades.

……………………………………………………………………………………………………..
Foto: Divulgação, HRAC-USP