Quer fazer pós-graduação na USP? Feira on-line traz as opções

No dia 9 de fevereiro, a Expo PG USP 2021 apresentará toda a infraestrutura da Universidade para pesquisa, inovação e empreendedorismo        

Do Jornal da USP

Se você já finalizou seu curso de graduação e pretende ser um professor universitário, pesquisador ou investir na sua formação profissional, a USP oferece diversas opções em mestrado e doutorado. Chamada de pós-graduação stricto sensu, a Universidade possui mais de 800 áreas de concentração. Para conhecer melhor esses programas de pós-graduação, basta participar no dia 9 de fevereiro da primeira Expo PG USP 2021.

O evento, que será on-line, começa a partir das 9 horas e vai apresentar a infraestrutura da USP para pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização, além das ações para diversidade, acolhimento e permanência estudantil. Haverá ainda informações sobre as possibilidades de financiamento e apoio das agências de fomento (Fapesp, CNPq e Capes).

A participação é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de fazer a inscrição. As atividades acontecerão em várias salas de exibição que podem ser conferidas neste link e serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.

Com as restrições impostas pela pandemia da covid-19, os cursos de inverno e de verão – que normalmente servem para apresentar os programas de pós-graduação e atrair novos candidatos – não puderam ser realizados. Foi a partir dessa dificuldade que surgiu a ideia de organizar um evento 100% on-line, inspirado na Feira das Profissões da USP.

“Essa é uma excelente oportunidade para apresentar nossos cursos de pós-graduação, a infraestrutura da USP e as bolsas oferecidas pelas agências de fomento. A ideia é que possamos atrair os melhores candidatos não só do Brasil, mas também de outros países da América Latina e da África”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

A Pró-Reitoria planeja realizar o evento anualmente, sempre de maneira virtual.

Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno realiza disciplinas e desenvolve seu projeto de dissertação ou tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da dissertação ou da tese. O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e para o doutorado, de 36 a 60 meses, o doutorado direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.

Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da USP são gratuitos para o aluno, ou seja, não há taxa de matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Porém os programas podem cobrar uma taxa para o processo seletivo, limitada a R$ 200,00. O estudante de mestrado ou doutorado pode concorrer a bolsas para que agências de fomento financiem o projeto de pesquisa.

Conheça os programas de pós-graduação de mestrado e doutorado da USP neste link.

Programação completa: https://www.prpg.usp.br/expopg2021/index.php/programacao.

(Fonte: https://jornal.usp.br/universidade/quer-fazer-pos-graduacao-na-usp-feira-on-line-traz-as-opcoes/)

 

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP