Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Reinaldo Mazzottini, docente e cirurgião bucomaxilofacial da USP aposentado

A Diretoria da FOB-USP e a Superintendência do HRAC-USP registram seu profundo pesar pelo falecimento, ocorrido em 02/03/2021, do Prof. Dr. Reinaldo Mazzottini, aos 74 anos, docente e cirurgião bucomaxilofacial da USP-Bauru aposentado, com uma trajetória de mais de 40 anos.

Um dos precursores do desenvolvimento da cirurgia ortognática no Brasil na década de 1980 – procedimento que visa corrigir discrepâncias maxilomandibulares e promover uma melhor oclusão e estética facial –, atuou na Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB-USP (de 1974 a 2003), como professor do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia, e no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC-USP (até 2016), onde liderou a equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial por três décadas.

Graduou-se em Odontologia pela FOB-USP (1973) e concluiu mestrado (1979) e doutorado (1985) na mesma Faculdade, com estudos sobre o tratamento de pacientes com fissura labiopalatina, sob orientação do professor José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão), um dos fundadores e ex-superintendente do HRAC-USP.

“Como aluno de graduação do Prof. Reinaldo Mazzottini, tenho de ressaltar que o legado por ele deixado, no HRAC e na FOB, é marcado pela firmeza de atitudes e pela paixão em exercer e ensinar a cirurgia bucomaxilofacial. Sofremos uma perda muito significativa e enviamos as energias mais positivas possíveis à família para que seus corações sejam confortados”, declara o professor Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP e superintendente do HRAC-USP.

O professor Mazzottini era muito querido por toda a equipe, e seu falecimento traz consternação não somente àqueles que atuaram diretamente com ele, mas também a muitos outros profissionais, colegas de trabalho, pacientes e ex-alunos.

Até o momento, não temos informações sobre o sepultamento.

(Na imagem, Prof. Mazzottini em congresso científico na FOB-USP em 2019. Foto: Acervo HRAC-USP)