HRAC-USP e Smile Train promovem cursos de formação continuada em fissura labiopalatina

Voltados a psicólogos e assistentes sociais, cursos serão gratuitos e on-line, de março a outubro de 2021; inscrições até 01/03 (Serviço Social) e 07/03 (Psicologia)

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru promove, de março a outubro de 2021, os cursos de formação continuada Psicologia e Fissura Labiopalatina e Serviço Social e Fissura Labiopalatina. Os cursos são realizados em parceria com a Smile Train, maior organização filantrópica internacional de fissura labiopalatina e parceira do HRAC-USP.

Voltados a psicólogos e assistentes sociais, os cursos visam a atualização desses profissionais que atuam em todo o Brasil no atendimento de familiares e pacientes com fissura labiopalatina.

“O HRAC-USP e a Smile Train estão, mais uma vez, somando forças para disseminar o conhecimento sobre fissura labiopalatina e qualificar profissionais de todo o país, beneficiando o tratamento dos pacientes”, ressalta o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Com oito horas de carga horária cada, os cursos serão gratuitos e on-line, transmitidos pelo YouTube. As inscrições estão abertas e serão recebidas até às 12h de 01/03/2021 (Serviço Social) e até às 23h59 de 07/03/2021 (Psicologia), pelo Sistema Apolo (selecionar a Unidade Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – Bauru e o curso desejado).

O curso “Psicologia e Fissura Labiopalatina” acontece de 09/03 a 05/10/2021, sempre na segunda terça-feira de cada mês, das 18h30 às 19h30 (com exceção da última aula, que será no dia 05/10/2021), e tem coordenação de Mariani da Costa Ribas, chefe técnica da Seção de Psicologia do HRAC-USP. Aspectos psicológicos no diagnóstico e considerações sobre a gestação e o nascimento; preparo psicológico pré-cirúrgico e para exames; fases do desenvolvimento pré-escolar e escolar; avaliação neuropsicológica hospitalar; e questões emergentes e protocolos de atendimento psicológico estão entre os temas que serão abordados.

Já o curso “Serviço Social e Fissura Labiopalatina” será realizado de 02/03 a 05/10/2021, sempre na primeira terça-feira de cada mês (exceto a aula de setembro, que ocorrerá no dia 14/09/2021), das 18h30 às 19h30, sob a coordenação de Talita Fernanda Stabile Fernandes, chefe técnica do Serviço Social do HRAC-USP. Serão ministrados temas como: desafios na assistência, ensino e pesquisa; atuação nos diferentes contextos (família, escola e vida profissional); estudo social; intervenção em situações familiares complexas; contexto das políticas sociais e o reconhecimento como deficiência; regulação do acesso, territorialidade e redes de suporte; e proposta de modelização do serviço social em centros especializados.

Mais informações sobre os cursos com a Seção de Apoio Acadêmico do HRAC-USP, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420.

(Foto de capa: Adauto Nascimento / Acervo HRAC-USP)