FOB-USP implanta placas de formatura em formato digital

Implantação da tecnologia é marcada por homenagem ao professor Guilherme Janson, falecido em 30/07/2021, que foi o idealizador do projeto

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de implantar placas de formatura em formato digital. A implantação da tecnologia foi marcada por homenagem ao professor Guilherme dos Reis Pereira Janson (falecido em 30/07/2021), que foi o idealizador do projeto e completaria 63 anos no dia 09/10/2021.

Profa. Marília Buzalaf, Suzana Janson e Prof. Carlos Santos. Foto: Alexandre Montilha, FOB-USP

Em uma breve cerimônia realizada na manhã de 08/10/2021 – limitada a poucos convidados em razão da pandemia – o diretor da FOB-USP, professor Carlos Ferreira dos Santos, explicou que “esse foi um projeto que o professor Guilherme idealizou e deu a solução. Tínhamos um problema histórico para resolver. As placas de formatura eram colocadas nas paredes e não havia mais espaço. Instituí uma Comissão em que o professor Guilherme era o presidente e, muito visionário, ele teve a ideia de fazer tudo em formato digital, como nos congressos internacionais”.

“Ele não viu o resultado, e a gente queria muito que alguém da família estivesse aqui hoje. O professor Guilherme era muito querido aqui na comunidade. Essa é uma homenagem singela, mas feita com muito amor, em reconhecimento à ideia que ele teve, esse projeto inovador, e também pela data simbólica, já que amanhã [09/10] seria aniversário dele”, ressaltou o dirigente, ao entregar placa para a nutricionista Suzana Janson Franciscato, irmã de Guilherme Janson.

Muito emocionada, Suzana Janson Franciscato agradeceu a todos da FOB-USP pelo carinho. “Agradeço de coração essa homenagem. Sei que ele estaria aqui muito feliz podendo compartilhar isso com vocês. Fico muito feliz de estar aqui representando, é um orgulho”.

Também participaram da cerimônia a vice-diretora da FOB-USP, professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, e servidores da Faculdade que colaboraram com o projeto.

O software
Com 56 turmas de Odontologia e 28 turmas de Fonoaudiologia formadas até o final de 2020, a quantidade de placas inviabilizava sua alocação pelo espaço físico.

Helder de Melo. Foto: Tiago Rodella, HRAC

De acordo com o assistente técnico acadêmico da FOB-USP, Helder Nepomuceno de Melo (que foi secretário da Comissão de Placas de Formatura), “a Comissão foi instituída para resolver a questão das placas físicas. Com a colocação de uma TV no saguão, a Seção de Tecnologia Educacional desenvolveu um vídeo para exibir todas as placas, por ordem de ano de formatura, mas não era possível selecionar a placa. Então veio a ideia do professor Guilherme de desenvolvermos um aplicativo para que o usuário pudesse escolher a placa desejada”.

Alexandre Montilha. Foto: Tiago Rodella, HRAC

“O software das Placas de Formatura da FOB-USP, apesar de conceitualmente simples, visa oferecer um acesso rápido e direto a determinada placa de formatura. Por meio de uma interface touch screen, o visitante pode tocar no item correspondente ao ano e ao curso desejado. A imagem da respectiva placa é exibida durante um minuto, tempo necessário para a pessoa realizar um registro fotográfico ao lado. A exibição pode ser interrompida antes desse tempo com novo toque em qualquer lugar da tela), retornando à tela principal, para escolha de outra placa. Após um período de inatividade, o programa passa a exibir, sequencialmente, uma animação com todas as placas de formatura – o que também pode ser interrompido a qualquer momento pelo visitante com um novo toque”, detalha o técnico em informática Alexandre Montilha, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do software.

“O desenvolvimento envolveu a escolha de tecnologias não proprietárias e multiplataforma, o que permite que o software seja recompilado para qualquer sistema operacional, sem custos, e também exportado em uma versão web, para que seja disponibilizado online futuramente”, completa.

Montilha destaca que o software foi desenvolvido integralmente pela equipe da Seção de Tecnologia Educacional da FOB-USP. “Eu fiz o planejamento, a programação e os testes do software. As linguagens de programação e as ferramentas de desenvolvimento utilizadas são não-proprietárias, implicando em custo zero. A identidade visual, por sua vez, seguiu as diretrizes elaboradas para a FOB-USP pela designer Camila Medina, chefe da Seção. E as imagens das placas de formatura foram capturadas e editadas pela fotógrafa Denise Guimarães”.

“Os benefícios dessa solução vão desde a liberação do espaço físico no hall de entrada da Unidade, até a possibilidade de localizar e visualizar, rapidamente, uma placa de formatura por ano e curso”, conclui Montilha.

A TV com tela touch screen e software das Placas de Formatura está localizada no saguão de entrada da FOB-USP, disposta ao lado das placas de formatura das primeiras turmas de Odontologia e de Fonoaudiologia, da placa de ingressantes da primeira turma de Medicina, e de uma linha do tempo com marcos históricos da FOB-USP.

Prof. Carlos Santos, Suzana Janson e Profa. Marília Buzalaf. Foto: Edmilson Oliveira, FOB-USP
Renata Silva, Anderson Pini, Helder de Melo, Marília Buzalaf, Suzana Janson, Carlos Santos, Patrícia do Carmo, Rita Borges, Denise Regiani, Alexandre Montilha e Eduardo Valério. Foto: Edmilson Oliveira, FOB-USP
Placa em homenagem ao Prof. Guilherme Janson. Foto: Edmilson Oliveira, FOB-USP
Profa. Marília Buzalaf, Prof. Carlos Santos e Suzana Janson. Foto: Edmilson Oliveira, FOB-USP