USP abre edital para programas de residência na área da saúde

No HRAC, são 37 vagas para biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia e serviço social, com bolsas de 3.330,43; inscrições: 16/06 a 05/08

A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), abre, de 16 de junho a 05 de agosto, as inscrições para o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional para o período letivo 2021. As inscrições e a seleção serão realizadas pela Fuvest, que disponibiliza o edital e demais informações no endereço www.fuvest.br. A taxa de inscrição é de R$ 290,00.

No Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, são disponibilizadas 37 vagas, para profissionais com formação em biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia e serviço social. São 17 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais e 20 para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva.

As residências preveem bolsa mensal para os classificados no valor de R$ 3.330,43, custeada pelo Ministério da Saúde, pelo período de duração do curso, a partir do início das atividades.

Poderão participar dos Programas os interessados que concluíram ou venham a concluir, até 01/03/2021, o bacharelado em um dos cursos de graduação mencionados, e que, até o dia da matrícula, obtenham a inscrição definitiva ou provisória no respectivo conselho regional de classe, sempre que for aplicável.

O objetivo dos Programas oferecidos no HRAC-USP é formar profissionais de saúde, especialistas em Síndromes e Anomalias Craniofaciais ou em Saúde Auditiva, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício em suas profissões, com rigor científico e pautado em princípios éticos, visando atuação integrada, por meio do treinamento em serviço.

Redução de taxa
Serão aceitos pedidos de redução do valor da taxa de inscrição apenas nos casos previstos na Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007. O período para solicitações será de 25 de maio, às 12h, até 04 de junho, às 12h. Os interessados deverão acessar o site da Fuvest, preencher o formulário on-line e enviar de forma eletrônica os documentos pessoais e comprovantes de sua situação socioeconômica. No dia 15 de junho, a partir das 12h, o candidato poderá consultar o site para saber se foi contemplado.

Seleção
O processo seletivo terá duas fases. A primeira fase será constituída de provas objetiva e dissertativa e realizada nos municípios de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo no dia 30 de agosto de 2020. A segunda fase será uma análise curricular pela comissão do processo seletivo a partir dos documentos que deverão ser anexados no site da Fuvest.

O local das provas será informado no site da Fuvest a partir do dia 18 de agosto de 2020, às 12h, juntamente com a relação dos candidatos efetivamente inscritos e convocados. A bibliografia para conhecimentos gerais e específicos a cada uma das áreas está disponível no edital.

Ensino em serviço
A Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional, se constitui como ensino de pós-graduação lato sensu sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, incluindo plantão. A duração é de dois ou três anos, conforme a Portaria Interministerial nº 1.077, de 12/11/2009.

Os Programas de Residência da USP têm carga horária total mínima de 5.760 horas, com atividades teóricas, teórico-práticas e práticas, devendo ser cursadas em regime de dedicação exclusiva.

O HRAC-USP oferece esta modalidade de ensino desde 2010. Mais informações sobre os dois Programas oferecidos pelo Hospital em www.hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao.

Edital
O edital completo e mais informações podem ser obtidas no site da Fuvest, pelo link https://www.fuvest.br/residencia-area-profissional-da-saude/.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da PRCEU-USP / Foto: Marcio Antonio da Silva, HRAC-USP)