Feira USP e as Profissões acontece nos dias 03 e 04 de setembro

Com edição on-line, campus de Bauru apresentará atividades dos cursos Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina

Por Luís Victorelli, Assessoria de Comunicação da PUSP-B

Com programação exclusivamente on-line, devido à pandemia da covid-19, a Universidade de São Paulo (USP) promove, nos dias 03 e 04 de setembro, a Feira USP e as Profissões, um de seus maiores e mais tradicionais eventos na área de extensão e relacionamento com a sociedade.

Neste ano, o campus USP de Bauru estará mais uma vez mais representado pela Faculdade de Odontologia de Bauru, a FOB, por meio de seus cursos de graduação nas áreas da Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina. O evento acontece no período das 10h às 16h, o acesso é totalmente gratuito e não demanda inscrições prévias, bastando entrar no site http://uspprofissoes.usp.br/.

Para o professor Vinicius Carvalho Porto, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FOB-USP, a participação da faculdade com a tradição dos seus 58 anos de excelência no ensino propiciará, além da apresentação dos cursos à sociedade em geral, “a oportunidade para que os alunos de ensino médio possam ter conhecimento de que o campus de Bauru é um centro de referência na área de saúde para o País”.

Alunos de graduação, pós-graduação, servidores não docentes e docentes da USP realizarão atividades que compreendem interações ao vivo (lives), vídeos gravados e podcasts. “Quaisquer das atividades oferecidas terão horários agendados para a sua disponibilização por meio de uma programação que constará em cada respectiva sala virtual dos cursos. O download de tudo que for oferecido é passível de ser realizado aos participantes da feira”.

O professor Porto informa ainda que as salas virtuais transmitirão as apresentações e os professores e moderadores responderão aos questionamentos feitos pelos participantes da feira via plataforma YouTube, em tempo real. “A expectativa pela realização deste evento vem ao encontro da abrangência que esta feira alcançará. Os muros do estado de São Paulo, e muito provavelmente de nosso país, serão ultrapassados, com uma grande expectativa de público, em sua maioria composto de alunos do ensino médio”.

O acesso às salas virtuais poderá ser por meio de computadores, smartphones e tablets, possibilitando ao ingressante da feira um auxílio no processo de escolha da carreira profissional.

Na edição 2020 da Feira a USP e as Profissões, todas as unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos estarão compondo uma programação dinâmica e interativa. Serão múltiplas atividades elaboradas por 142 cursos, em oito campi da Universidade de São Paulo.