Outubro Rosa no HRAC-USP: ações focam conscientização e prevenção

Ginástica laboral, divulgação de informações sobre câncer de mama e distribuição de fitas rosas são algumas das atividades realizadas durante o mês

Neste Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o Grupo de Trabalho de Humanização e Educação Permanente (GTH) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP promove diversas ações de conscientização para a comunidade do Hospital. Aproveitando o mote “Quarta Delas”, as ações ocorrem às quartas-feiras deste mês de outubro.

Na manhã do dia 09 de outubro, foi realizada ginástica laboral com o professor Alexandre Carrara, educador em práticas desportivas da Prefeitura do Campus USP-Bauru. A atividade ocorreu na entrada da Unidade 2 (prédio azul) e contou com a participação de servidores, alunos, pacientes e acompanhantes.

Antes da ginástica, o professor Alexandre Carrara falou sobre a importância do exercício físico na prevenção do câncer de mama. “A atividade física é comprovadamente importante na prevenção. Estudos realizados na própria USP mostram que aproximadamente 10 mil novos casos de câncer, entre eles o de mama, poderiam ser evitados se houvesse mais adesão da população à prática de atividade física”, afirmou.

Carrara destacou que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas (ambientais), como as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida – portanto podem ser prevenidos –, e entre 10% e 20% estão relacionados a fatores genéticos e/ou hereditários.

“A prevenção inclui também uma alimentação saudável, controle do peso, evitar o tabagismo e o excesso de álcool, e a prática regular de atividade física. Pode ser moderada – uma caminhada, bicicleta, natação –, idealmente 150 minutos por semana, cerca de 30 minutos por dia, cinco vezes na semana”, complementou.

Conscientização

Na manhã do dia 09 de outubro, ainda como parte das ações de conscientização neste Outubro Rosa, membros do Grupo de Humanização distribuíram fitas rosas nas portarias e dependências do HRAC-USP.

Nas quartas-feiras do mês de outubro, estão sendo divulgadas, via informativo eletrônico para alunos e servidores do Hospital, informações sobre o câncer de mama, com foco na prevenção e na detecção precoce. A fonte das informações é o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, e podem ser consultadas nos endereços www.inca.gov.br e www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama. ATENÇÃO: as informações disponibilizadas no portal do INCA pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde!

Para sensibilizar a comunidade e os usuários sobre a importância do tema, as equipes dos diversos setores do HRAC-USP também têm se mobilizado e vestido rosa às quartas-feiras.

Veja fotos das atividades do Outubro Rosa no Hospital no Facebook do HRAC.