Encontro na USP-Bauru discute desafios éticos na pesquisa

7º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa acontece no dia 22 de outubro; inscrições estão abertas e serão recebidas até o dia 18 de outubro

O campus da USP em Bauru sedia, no dia 22 de outubro, o 7º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa, promovido pelos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPs) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho).

Com a temática “Os desafios dos aspectos éticos envolvendo a pesquisa em seres humanos”, esta sétima edição do Encontro visa discutir informações e normas referentes à ética em pesquisa em seres humanos e, principalmente, debater a proteção dos participantes de pesquisa em seus direitos e assegurar que as pesquisas sejam realizadas com ética no Brasil.

A programação abordará temas como a Resolução CNS 510/2016, que trata das normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais; aspectos éticos da pesquisa de bancada à clínica; termos de consentimento e de assentimento; aspectos jurídicos sobre a utilização de exames e imagens; e o uso de placebo em pesquisa clínica.

Os palestrantes convidados são: Iara Coelho Zito Guerriero, da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC; José Tarcísio Lima Ferreira, do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP e membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); Luiz Nunes Pegoraro, coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE); Marcos Ferreira Minicucci, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp; Ricardo de Carvalho Cavalli, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP; e Cassia Maria Fischer Rubira, do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

Gratuito, o Encontro é voltado a estudantes universitários, docentes, pesquisadores, profissionais e demais interessados. As inscrições estão abertas e serão recebidas até o dia 18 de outubro, em http://hrac.usp.br/eventos/2018/7o-encontro-dos-comites-de-etica-em-pesquisa/.

O 7º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa acontece das 8h às 17h, no Teatro Universitário do campus USP-Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária). Programação completa e mais informações no site do evento e na Seção de Apoio Acadêmico do HRAC/Centrinho-USP, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8437.

Pré-evento
Como pré-evento do 7º Encontro dos CEPs, nesta sexta-feira, 28 de setembro, a pesquisadora Mayana Zatz, professora titular de Genética do Instituto de Biociências da USP e coordenadora do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, vai ministrar a conferência GenÉTICA, na qual abordará os aspectos éticos relacionados aos avanços da área da genética. A conferência acontece das 9h às 11h, no Teatro Universitário da USP-Bauru. As vagas já estão esgotadas.

Serviço
7º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa
Temática: “Os desafios dos aspectos éticos envolvendo a pesquisa em seres humanos”
Quando: 22/10/2018, das 8h às 17h
Onde: Teatro Universitário da USP-Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária)
Público-alvo: Estudantes universitários, docentes, pesquisadores, profissionais e demais interessados
Inscrições: até o dia 18/10/2018
Programação, inscrições e mais informações: http://hrac.usp.br/eventos/2018/7o-encontro-dos-comites-de-etica-em-pesquisa/
Realização: Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da FOB-USP e HRAC-USP