Serviço de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão

apoio_ensinoNa história do HRAC, a íntima relação entre ensino, pesquisa e extensão tem propiciado formação qualificada de recursos humanos em saúde, geração de conhecimento e inovações em protocolos de tratamento. Desde 2005, o Hospital é certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, tendo apresentado e satisfeito todas as condições de ambos os órgãos para tal.

Os primeiros programas de ensino no HRAC – pós-graduação lato sensu – iniciaram em 1995, e em 1998, teve início a pós-graduação stricto sensu. Hoje, o Hospital oferece no total 17 programas de ensino, todos gratuitos.  São cursos de mestrado, doutorado, especialização, atualização, aprimoramento profissional, práticas profissionalizantes, além das residências médica e duas multiprofissional (em Síndromes e Anomalias Craniofaciais e em Saúde Auditiva), todos gratuitos e reconhecidos pela USP e por órgãos oficiais.

Voltados às profissões da saúde e afins, nos últimos 20 anos titulou mais de 1.300 especialistas, mestres e doutores. São recursos humanos capacitados tanto para atuar clinicamente pelo Brasil e mundo afora como para trilhar a carreira acadêmica, multiplicando conhecimentos. Os programas de ensino do HRAC atraem estudantes de todo o país e de países da América Latina; o potencial de pesquisa desperta o interesse de pesquisadores do mundo todo que, por meio de convênios de cooperação internacional com universidades e centros de estudos, possibilitam o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto e mobilidade acadêmica entre alunos, inserindo o Hospital em lugar de destaque no contexto da internacionalização.

 

Serviço de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (ver mais)

EQUIPE: 

Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida (Chefe Técnico do Serviço)
Flávia Maria Ravagnani Neves Cintra
Pricila Copedê Frascareli

 

Seção de Pós-Graduação (ver mais)

Responsável por todas as atividades de secretaria, suporte acadêmico aos alunos, auxílio aos docentes e atividades do programa de ensino em Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado.

EQUIPE:

Maria José Bento (Chefe de Seção)
Lucy Honda Higashi
Tatiana Alonso Lunardi Casoto

 

Seção de Apoio Acadêmico (ver mais)

Para todos os demais programas de ensino, a Seção desempenha, também, as atividades de secretaria, suporte acadêmico aos alunos, auxílio aos docentes e atividades dos cursos de Extensão Universitária (especializações, residência médica, residências multiprofissionais, aprimoramento, aperfeiçoamento, práticas profissionalizantes etc.).

 

 

Seção de Apoio à Pesquisa (ver mais)

A Seção de Apoio à Pesquisa assessora a Superintendência e os órgãos colegiados (Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos – CEP e Comissão de Pesquisa – CPq ) na gestão da pesquisa. Apoia as atividades de pesquisa, gerenciando o acesso das informações relativas às diretrizes para o desenvolvimento de projeto de pesquisa na instituição, que tem como objetivo promover as condições necessárias ao desenvolvimento da ciência na área de anomalias craniofaciais, síndromes relacionadas, distúrbios da audição e ciências da saúde. Mantém as bases de dados institucionais que facilitam o acesso a todas as publicações científicas dos pesquisadores do HRAC, permitindo a identificação, registro e indexação.

EQUIPE: 

Rafael Mattos de Deus  (Chefe de Seção)
Rosemeire Aparecida Gimenes Botelho

 

Seção de Documentação e Informação (ver mais)

A Seção propicia o acesso à informação e à documentação técnico-científica, procurando atender às necessidades dos usuários do HRAC e de instituições congêneres na busca de informações na área de anomalias craniofaciais, síndromes relacionadas, distúrbios da audição e ciências da saúde. Oferece meios para que o usuário tenha acesso imediato à informação, abrangendo recursos eletrônicos, assinaturas de conteúdos digitais, base de dados e repositórios institucionais. Atua ainda como depositário da documentação clínica  dos pacientes (fotografias em slides e exames médicos por imagem), gerenciando esse banco.

Em conjunto com a Seção de Referência Especializada em Malformações Congênitas Craniofaciais da Faculdade de Odontologia de Bauru (SRE-FOB), é responsável em coordenar as ações do HRAC no campo do acesso à informação, segundo diretrizes estabelecidas pelo Sistema de Bibliotecas da USP (SIBi-USP), valorizando os recursos informacionais e inovação tecnológica visando promover o acesso à informação e à documentação técnico-científica no HRAC. A Seção de Referência Especializada em Malformações Congênitas Craniofaciais (SRE-FOB) é parte integrante do Serviço de Biblioteca da FOB-USP, funciona no HRAC e disponibiliza parte do acervo da Biblioteca da FOB para consulta no Hospital.  

EQUIPE: 

Denise Aparecida Giacheti Gillio (Bibliotecária)
Aline Cristina Moraes
Ana Regina Carvalho de Angelo 
Luis Fernando Tosi
Marisa Romagnolli
Ricardo Pimentel Nogueira