Divisão de Saúde Auditiva

saude_auditiva

A saúde auditiva é uma das grandes áreas em que o HRAC presta assistência gratuita à população.  Essa atuação se iniciou em 1985, motivada por resultados de um censo populacional realizado na cidade de Bauru em 1981, o Censo das Pessoas Deficientes, e da falta de recursos públicos à disposição dessa parcela da população. É importante ressaltar que os pacientes com fissura labiopalatina muitas vezes apresentam problemas relacionados à audição decorrentes de sua patologia, e esse fator também foi um motivador para que o HRAC ampliasse sua atuação.  Hoje, mais de 30 anos depois, o cenário apresenta-se bem diferente. O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou em suas políticas públicas a atenção à saúde auditiva, de forma que oferece amplos recursos para reabilitação da perda auditiva aos cidadãos, através de instituições credenciadas – entre elas, o HRAC.  

O atendimento no HRAC é interdisciplinar, com equipe formada por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, geneticista, enfermeira, técnicos de laboratório e profissionais de apoio. O objetivo é o diagnóstico e reabilitação da deficiência auditiva do paciente, do bebê ao idoso, sendo que a intervenção pode ser medicamentosa ou por meio de tecnologias assistivas (aparelho de amplificação sonora, sistema de frequência modulada, implantes e próteses inseridas cirugicamente).

O HRAC oferece os recursos para a reabilitação do paciente que apresenta perda auditiva: atendimento ambulatorial a crianças e adultos para diagnóstico audiológico, seleção, indicação e adaptação de AASI, acompanhamento e terapia fonoaudiológica.  

Para isso, a Divisão de Saúde Auditiva realiza o diagnóstico audiológico, por meio de avaliação auditiva e exames complementares; tratamento otorrinolaringológico; a seleção, indicação e concessão de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e de Sistema de Frequência Modulada Pessoal (Sistema FM); acompanhamento e reabilitação fonoaudiológica. A DSA faz, ainda, avaliação global e orientação para os pacientes e seus familiares sobre saúde física e mental e seus estados emocionais, sociais e educacionais. O tempo de tratamento e acompanhamento é indeterminado, uma vez que a deficiência auditiva, além do diagnóstico e intervetrailernção inicial, necessita de reavaliação, e o aparelho auditivo, uma vez adaptado ao indivíduo, deve ser revisado periodicamente.

Além do atendimento em saúde auditiva para os pacientes do HRAC, a DSA abre sua agenda para atender a demanda local do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), ofertando serviços para pacientes de Bauru e região, sendo que a marcação de atendimentos é gerenciado pelo DRS-VI. A equipe também participa de ações de cidadania, utilizando quando necessário a Unidade Móvel de Saúde Auditiva da instituição, com a participação de alunos da Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC. 

EQUIPE (ver mais)
 

Sandra Elisa Rossetto Agra (Chefe Técnico de Divisão)

APOIO ADMINISTRATIVO
Jussara Aparecida Miranda Franco
Roberta Gobbi Pesce

EQUIPE  (clique para fechar)

 

Seção de Adaptação de Aparelhos Auditivos (ver mais)

É composta por fonoaudiólogos responsáveis pela indicação, seleção, verificação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) em pacientes com diferentes graus de perda auditiva e faixas etárias, assim como o seu acompanhamento.

EQUIPE: 

Eliane Aparecida Techi Castiquini (Chefe Seção Técnica)

FONOAUDIÓLOGAS
Cláudia Daniele Pelanda Zampronio
Elaine Cristina Moreto Paccola
Jerusa Roberta Massola de Oliveira
Valdéia Vieira de Oliveira

APOIO TÉCNICO
Eliana Aguiar Santos Serrano
Patricia Ferreira Fiorini
Patricia Lourenço Yachioka

 

Seção de Audiologia Clínica (ver mais)

A habilitação e a reabilitação auditiva iniciam-se com a identificação da deficiência auditiva. Assim, a Seção de Audiologia Clínica possui fonoaudiólogos especializados na avaliação do sistema auditivo e no diagnóstico da deficiência auditiva nas diferentes faixas etárias, do recém-nascido ao idoso. Integra-se também a essa seção, a avaliação do sistema vestibular responsável pelo nosso equilíbrio, realizada por fonoaudiólogo que estabelece o diagnóstico e a reabilitação em conjunto com o médico otorrinolaringologista.

EQUIPE: 

Juliana Nogueira Chaves (Chefe Seção Técnica)

FONOAUDIÓLOGAS
Adriana Sampaio de Almeida Meyer
Andréa Tortosa Marangoni Castan
Gláucia Gonçalves Raineri
Marisa Paranhos Netto de Martino
Tyuana Sandim da Silveira Sassi

 

Seção de Habilitação e Reabilitação Auditiva (ver mais)

É composta por fonoaudiólogos responsáveis pela habilitação e reabilitação dos pacientes de diferentes faixas etárias, usuários de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), assim como o seu acompanhamento. Integra-se a esta seção a indicação e adaptação do sistema de frequência modulada pessoal (FM) e a realização de terapia fonoaudiológica

EQUIPE: 

Érika Cristina Bucuvic (Chefe Seção Técnica)

FONOAUDIÓLOGAS
Amarilis Barreto dos Santos Andrade
Ana Elisa Lara de Noronha Souza
Patricia Graciano Vicci de Araújo
Patrícia Jorge Soalheiro de Souza
Rosana Ribeiro Manoel
Ticiana Cristina de Freitas Zambonato

 

Seção de Especialidades Complementares (ver mais)

É responsável pelo apoio as áreas que envolvem desde o diagnóstico à reabilitação auditiva. Conta com a atuação da Enfermagem, no suporte junto à equipe médica otorrinolaringológica; da Genética, que auxilia na definição diagnóstica e aconselhamento genético; da Psicologia , no acolhimento e orientação ao paciente e seus familiares quanto aos aspectos emocionais envolvidos na deficiência auditiva e o acompanhamento pelo Serviço Social , com orientações sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência. 

EQUIPE: 

Rosicler Moreno Castanho (Chefe Seção Técnica)

ASSISTENTES SOCIAIS
Caroline Spósito
Elisabeth de Oliveira Bonfim

PSICÓLOGOS
Oleana Rodrigues Maciel de Andrade
Valéria Cristina Zane

APOIO ADMINISTRATIVO
Elisabete de Jesus Caetano

 

Seção de Controle de Pacientes (ver mais)

É responsável pela recepção dos pacientes da Divisão de Saúde Auditiva e atendimento em geral para processos de Agendamento Ambulatorial e Casos Novos. Abrange, ainda, setores de análise, arquivamento e montagem de prontuários, emissão de laudos/relatórios e renovação de passe cidadão aos pacientes.

EQUIPE: 

Talissa Gaspareli de Barros (Chefe Seção)

Débora Cristina Garcia de Carvalho Caires
Debora Cristina Zaninotti Imasato Gimenez
Fernando de Camargo Santa Rosa
Henrique Corrêa da Silva Braga de Melo
Jessica de Araujo Franco Motta
Luciola de Almeida Nogueira
Luiz Carlos Marquezin
Márcia Martins Gannam
Maria Aparecida Lopes
Maria Cristina Ribeiro de Campos
Marisa Aparecida Belone
Polyana Lima Martins
Rafaele de Almeida Alves
Rosangela Novo dos Santos
Solange Cristina Tragante Inacio
Suzana Lucia Affonso Leite
William Faria Lopes

 

Serviço de Apoio ao Atendimento Audiológico (ver mais)

Equipe responsável pela organização, manutenção e controle dos serviços relacionados à adaptação de aparelhos auditivos ou sistema de frequência modulada nos pacientes. Realiza-se também o controle de agendamento destes pacientes, bem como o conserto que possa ocorrer após a adaptação. 

EQUIPE: 

Aline Alves de Araujo (Supervisor de Serviço)

Aline Martins de Oliveira
Andreia Cristina da Silva
Henrique Marcelino Foster Alves
João Paulo Martins Fernandes Previdello
Julia Tragante Bueno
Marcia Cristina Dias