Divisão de Odontologia

odontoA odontologia é uma área estratégica no atendimento prestado pelo HRAC-USP. Integra, juntamente com a cirurgia plástica e a fonoaudiologia, o tripé do tratamento das fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais. A participação da área odontológica se dá desde o diagnóstico inicial da malformação craniofacial e o estabelecimento de etapas e condutas terapêuticas até o processo final de reabilitação.

Os cuidados e intervenções odontológicas se iniciam nos primeiros meses de vida, quando acontecem as cirurgias primárias de reparação do lábio e do palato, e se estendem até a idade adulta, atuando nas diferentes fases das mudanças de dentição ao longo do crescimento do paciente. Grande parte dos pacientes apresentam alterações na estrutura dos maxilares e da face, necessitando de correções dentoesqueléticas. Também apresentam com frequência alterações funcionais (fala, audição e respiração), assim como implicações psicológicas, principalmente na adolescência, devido aos comprometimentos estéticos.

 É nesse contexto que se destaca a importância do acompanhamento odontológico a longo prazo, envolvendo suas diferentes especialidades de forma integrada, com o objetivo de reabilitar o paciente integralmente, restabelecendo de forma satisfatória o equilíbrio funcional e a estética facial. Circulam diariamente pela Divisão alunos de cursos de Pós-Graduação da FOB-USP, e dos programas de ensino do HRAC: cursos de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado, cursos de Especialização, e de Residência Multiprofissional. A Divisão de Odontologia recebe, também, estagiários de diferentes universidades, instituições e centros de atendimento, em franca atividades de ensino e de pesquisa, sob orientação dos pesquisadores do HRAC. Para este trabalho, a Divisão de Odontologia do HRAC estrutura-se em seis Seções técnicas.

EQUIPE (ver mais)
 

Rita de Cássia Moura Carvalho Lauris (Chefe Técnica de Divisão)

CIRURGIÕES DENTISTAS
Homero Carneiro Aferri
Mônica Moraes Waldemarin Lopes

FONOAUDIÓLOGOS
Maria Daniela Borro Pinto
Melina Evangelista Whitaker Siécola

APOIO ADMINISTRATIVO
Elaine Petenusse de Souza
Rinaldo Cesar Moreto
Rodrigo Ogawa

APOIO TÉCNICO
Ana Paula Pascolato Rodrigues
Cleise Aparecida de Miranda
Fabiane Machado Bigheti
Helcio José de Moura Junior
Marisaura Faria dos Santos Silva
Ricardo Duarte Placce
Roseli Villela
Wilma Aparecida Batista de Oliveira

EQUIPE  (clique para fechar)

 

Cirurgia Bucomaxilofacial (ver mais)

Executa as pequenas cirurgias bucais em ambulatório, além dos procedimentos necessários em centro cirúrgico, como enxerto ósseo e cirurgia ortognática. Esta última é necessária nos casos em que a ortodontia não é suficiente para corrigir a má-oclusão.

EQUIPE

Roberta Martinelli Carvalho (Chefe Seção Técnica)

CIRURGIÕES DENTISTAS
Claudia Resende Leal
Gabriel Ramalho Ferreira
José Carlos da Cunha Bastos Junior
Paulo Alceu Kiemle Trindade
Renato André de Souza Faco

APOIO TÉCNICO
Sabrina Ariane Evangelista Mendonça
Tânia Bueno Brito

 

Diagnóstico Bucal (ver mais)

Responsável pela realização das técnicas radiográficas convencionais, digitais e tomográficas que envolvem a cabeça, a face, os maxilares e os dentes, e pela interpretação das imagens relativas a anatomia craniofacial, dentomaxilar e de patologias correlatas. Realiza também exames clínicos de tecidos moles para diagnóstico de lesões da cavidade bucal. Toda radiografia ou tomografia deve ser indicada para complementação de achados clínicos suspeitos, para determinação do diagnóstico e para a elaboração do plano de tratamento. Desse modo, no HRAC estes exames por imagens são realizados de acordo um protocolo desenvolvido pelos profissionais da Clínica Odontológica, levando-se em conta o tipo de fissura e processo de reabilitação a ser executado. 

EQUIPE

Otávio Pagin (Chefe Seção Técnica)

CIRURGIÕES DENTISTAS
Carlos Alberto Carvalho Pires
Bruna Stuchi Centurion Pagin
Izabel Maria Marchi de Carvalho

APOIO ADMINISTRATIVO
Angela Maria Belini Ariede

 

Odontopediatria e Saúde Coletiva (ver mais)

A equipe oferece assistência tanto para a criança quanto para os pais, orientando sobre prevenção, possíveis problemas odontológicos que podem estar relacionados a cada tipo de fissura e a média de duração do tratamento. Ensina também como manter a saúde bucal, com escovação correta e uso de produtos de higiene bucal.  Os odontopediatras são responsáveis também pelo preparo da cavidade bucal dos pacientes que serão submetidos às cirurgias reparadoras ou previamente ao tratamento ortodôntico e prevenção da cárie dentária. A equipe realiza ainda tratamento odontológico sob anestesia geral para crianças sem condições de colaboração no tratamento ambulatorial de rotina. 

EQUIPE

Gisele da Silva Dalben (Chefe Seção Técnica)

CIRURGIÕES DENTISTAS
Beatriz Costa
Marcia Ribeiro Gomide
Renata de Almeida Pernambuco

APOIO TÉCNICO
Ana Maria Pereira Andrade
Cleusa Antonina dos Santos

 

Ortodontia e Ortopedia Facial (ver mais)

Equipe de especialistas que diagnosticam e tratam das anomalias dentárias e dos maxilares, acompanhando todo o desenvolvimento e o crescimento do terço médio da face, visando ao posicionamento correto dos dentes e segmentos ósseos da maxila. Como especialidade odontológica, acompanha o crescimento e desenvolvimento craniofacial, atuando na prevenção, na interceptação e correção dos mais variados tipos de envolvimento dentoesquelético que acometem esses indivíduos.

EQUIPE: 

Silvia Maria Graziadei (Chefe Seção Técnica)

CIRURGIÕES DENTISTAS
Adriano Porto Peixoto
Araci Malagodi de Almeida
Carlos Alberto Aiello
Gleisieli Carla Petelinkar Baessa Cardoso
Renata Sathler Zanda
Rogério Almeida Penhavel
Terumi Okada Ozawa
Tiago Turri de Castro Ribeiro

APOIO TÉCNICO
Celina Maria de Souza Marmontel
Denise Regonaschi Serigatto
Leila Cassia de Miranda Silva
Rosangela Bonetti Rosa
Solange Cecilia Clerigo Forcim
Sonia Maria de Freitas Silva
Susana Carmen Guerci de Mattos

 

Reabilitação Clínica Integrada (ver mais)

Reúne equipes das especialidades de Dentística, Endodontia, Periodontia, Prótese Dentária e Implantodontia, em trabalho integrado. De maneira geral, pode-se afirmar que todas trabalham pela saúde bucal do paciente, a fim de que esse chegue às etapas necessárias sem intercorrências. A Dentística previne e restaura as cáries. A Endodontia trata as doenças e lesões que afetam a polpa e a raiz dentária, bem como a região periapical. A Periodontia previne e trata doenças gengivais e periodontais. A Prótese corrige ausências da infância, como falhas dentárias, por exemplo. O paciente chega à Prótese por volta de 16 a 18 anos de idade. Muitas vezes a prótese pode precisar da ajuda de implantes para melhor retenção. A equipe de Prótese de Palato confecciona as próteses de palato e obturadores faríngeos de pacientes que por alguma razão não podem ser submetidos à cirurgia do palato e/ou faringoplastia. A Prótese Extra-Oral reabilita os pacientes com deformidades na região ocular e malformações das orelhas. A Implantodontia visa reabilitar com alto grau de eficiência o edentulismo total ou parcial, por meio da instalação cirúrgica de implantes em forma de parafuso e de titânio puro (implante osseointegrado), nos rebordos alveolares edêntulos. Esse procedimento é seguido da elaboração e instalação de próteses especiais sobre os implantes, que podem ser parafusadas ou cimentadas e encaixadas. Tais próteses proporcionam eficiências mastigatória e estética superiores às próteses convencionais, representando, em muitos casos (particularmente no fissurado), a única alternativa de tratamento.

EQUIPE

Luís Augusto Esper (Chefe Seção Técnica)

CIRURGIÕES DENTISTAS
Aparicio Fiuza de Carvalho Dekon
Caio Márcio Figueiredo
Celso Kenji Nishiyama
Flávio Monteiro Amado
João Henrique Nogueira Pinto
José Fernando Scarelli Lopes
Lidiane de Castro Pinto
Lilian Shitomi Matsunaga Diniz
Michyele Cristhiane Sbrana
Nádia da Rocha Svizero D’Alpino
Naiara Araújo de Oliveira
Rafael D’Aquino Tavano
Regina Magrini Guedes de Azevedo
Rosa Maria Parolo Ribeiro
Sueli Lobo Devides

APOIO TÉCNICO
Adriana Risieri Cortez Leite
Edna Fatima Bramante Deogracias Vicente
Esdra dos Santos Generoso
Ivone de Cassia Rosa Macedo
Maria Emilia Limeira Dallaqua
Priscila Rodrigues Marion
Roseli dos Santos Pinto

 

Laboratórios Odontológicos (ver mais)

Oferecem todo suporte para as especialidades odontológicas, desenvolvendo aparelhos ortodônticos, próteses etc.

EQUIPE:

Vagner Pereira (Chefe Seção Técnica)

TÉCNICOS
Eliana Cristina Pinheiro
Lourival de Castro Garcia 
Mauricio Eduardo dos Santos
Pedro Alex Crescione Waldrigui
Priscila Sayuri Myazato
Sidnei Coelho Portela
Vanessa Sena Mene

Laboratório de Prótese de Palato (ver mais)

A Equipe é composta por cirurgiões dentistas e fonoaudiólogos, que também trabalham em outras seções, que pesquisa e oferece atendimento aos pacientes.

A prótese de palato consiste num aparelho odontológico removível com uma extensão fixa em direção à rinofaringe (garganta), o bulbo, utilizado na reabilitação do palato sem a necessidade de cirurgia.