Departamento Hospitalar

­O Departamento Hospitalar é uma das principais estruturas na rotina de atendimento do HRAC, agregando os Serviços Médicos, Serviços Complementares, Serviço de Enfermagem e Serviço de Assistência Hospitalar. Esses serviços reúnem as equipes de cirurgia plástica, cirurgia craniofacial, anestesiologia, clínica médica geral, pediatria, otorrinolaringologia, implante coclear, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, farmácia, fisiologia, análises clínicas, diagnóstico de imagem e gerenciamento de materiais hospitalares. Sua atuação abrange práticas clínicas e cirúrgicas, com atenção especial na humanização e na qualificação do cuidado com o paciente.

hospitalarCom equipe interdisciplinar – formada por médicos de várias especialidades, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, além de técnicos de enfermagem, de laboratório, de radiologia e de administração -, presta assistência global e integrada ao paciente nas mais diversas etapas dos tratamentos das anomalias craniofaciais, síndromes e deficiências auditivas (aquelas em que são indicadas cirurgias de implante coclear ou de próteses auditivas implantáveis ancoradas no osso).

Na área das fissuras labiopalatinas, a assistência começa antes mesmo do nascimento do bebê, por meio de programa de apoio a gestantes de crianças que nascerão com a malformação. O processo envolve ainda avaliação de caso novo e planejamento do tratamento, as cirurgias reparadoras ao longo dos anos, a reabilitação da fala e todo o suporte psicológico. Profissionais especializados também oferecem assistência a casos mais complexos, acometidos de outras anomalias e comprometimentos. É o caso das equipes de Cirurgia Craniofacial e de atendimento a pacientes com Sequência de Pierre Robin (malformação que ocasiona dificuldade respiratória e alimentar para o recém-nascido, podendo gerar graves crises de asfixia ou levar à desnutrição).

EQUIPE (ver mais)
 

Hilton Coimbra Borgo  (Chefe Técnico Departamento)

APOIO TÉCNICO
Eliane Alves Motta Cabello dos Santos (Médica – Presidente CCIH)
Marcia Regina Rodrigues Regina (Enfermeira – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar)

APOIO ADMINISTRATIVO
Valéria de Jesus Rocha (Secretária)
Célia Mieko Endo
Marina Ponce Ciniciato 
Yolande Neme 

 

Serviços Médicos (ver mais)

O tratamento das anomalias craniofaciais é complexo e, por isso, necessita de um atendimento geral e integrado. Para isso é fundamental a atuação de uma equipe ampla formada por diversos especialistas, além de uma estrutura hospitalar que conte com UTI. A equipe do HRAC é interdisciplinar e tem o objetivo de oferecer ao paciente os tratamentos mais avançados na área. Os Serviços Médicos compreendem as equipes das especialidades médicas responsáveis por atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos.

EQUIPE:

Helder Fernandes Aguiar (Chefe Técnico Serviço)

MÉDICOS
Edson Eiji Nakayama
Marcia Maria Donato Barros

APOIO ADMINISTRATIVO
Cíntia Pimentel de Oliveira

Anestesiologia (ver mais)

Uma equipe qualificada atua de forma segura e determinante em todos os procedimentos cirúrgicos, garantindo segurança e conforto tanto para os pacientes como para as equipes cirúrgicas.

EQUIPE

Gil Dias Negrão Junior (Chefe Seção Técnica)

MÉDICOS
Adriano Costa Lima
Ayrton Marques de Almeida
Cesar Koiti Kasai
Cristiane Milanezi Marques de Almeida Schwerdtfeger
Fernanda Leite
Francisco de Assis Brunetto
Leonardo Henrique Lucas de Lima e Silva

Cirurgia Craniofacial (ver mais)

Atua nos casos de malformações complexas do crânio e da face, realizando intervenções cirúrgicas delicadas e especializadas em casos complexos.

EQUIPE

Cristiano Tonello (Chefe Seção Técnica)

MÉDICOS
Michele Madeira Brandão

Cirurgia Plástica (ver mais)

Essencial no processo de reabilitação, é responsável pela reabilitação da face, oferece tanto atendimento ambulatorial como cirúrgico. Examina a malformação e sua extensão, elabora planos de correção cirúrgica do lábio, palato e nariz, todos com a finalidade de atingir os objetivos fundamentais da correção estético-funcional da fissura labiopalatina. Realizam e colaboram com projetos de pesquisas nacionais e internacionais. 

EQUIPE

Eudes Soares de Sá Nóbrega (Chefe Seção Técnica)

MÉDICOS
Carlos Eduardo Bertier
Luiz Alberto Garla
Luiz Alcebiades Moraes de Oliveira
Marcos Lupércio Novo Silva
Rodrigo Delamano Criado
Soraia Maria Féres Maeda
Telma Vidotto de Sousa Brosco
Victor Zillo Bosi

Implante Coclear (CPA - Centro de Pesquisas Audiológicas) (ver mais)

Equipe multidisciplinar responsável pela reabilitação auditiva nos casos em que o uso de uma prótese inserida cirurgicamente (o implante coclear e a prótese auditiva ancorada no osso) se faz necessária. Além da etapa cirúrgica, realiza a ativação, balanceamento de eletrodos e demais atendimentos necessários ao processo. 

EQUIPE

Karina Costa Brosco Mendes (Chefe Seção Técnica)

FONOAUDIÓLOGOS
Eliene Silva Araujo
Elisabete Honda Yamaguti
Júlia Speranza Zabeu
Leandra Tabanez do Nascimento Silva 
Liège Franzini Tanamati 
Luzia Maria Pozzobom Ventura Pizarro 
Regina Celia Bortoleto Amantini

PSICÓLOGOS
Mariani da Costa Ribas do Prado
Midori Otake Yamada

ASSISTENTES SOCIAIS
Sonia Tebet Mesquita
Talita Fernanda Stabile Fernandes

APOIO ADMINISTRATIVO
Adabiana Alves de Araújo
Brígida Eloá Camargo

Otorrinolaringologia (ver mais)

Tem o objetivo de assistir o paciente com malformações craniofaciais e síndromes relacionadas e/ou distúrbios da audição, com patologias otorrinolaringológicas (otológicas, rinológicas, laringofaringológica, audição e voz), nas fases de diagnóstico e tratamento clínico cirúrgico, durante a internação e em seguimento ambulatorial. Realiza atendimento ambulatorial e cirurgias para o tratamento das patologias citadas, além de ações assistenciais e atividades preventivas em integração com a Seção de Fonoaudiologia, e, quando necessário, com as demais áreas do Hospital. Além do atendimento aos pacientes, atua também na área de ensino com a Residência Médica em Otorrinolaringologia. A Residência realiza atendimentos à população em geral por agenda do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI). Colaboram com projetos integrados de pesquisas científicas nacionais e internacionais. 

EQUIPE

José Carlos Jorge (Chefe Seção Técnica)

MÉDICOS
Eduardo Boaventura Oliveira 
Luiz Fernando Manzoni Lourençone
Marco Antônio Ferraz de Barros Baptista
Vânia Garcia Wolf Santos Ferraz

Pediatria (ver mais)

Tem como objetivo prestar assistência médica a crianças com fissuras labiopalatinas e/ou malformações craniofaciais e síndromes relacionadas e/ou distúrbios de audição, do nascimento até 12 anos de idade. Assiste globalmente as crianças e adolescentes em regime ambulatorial, de emergência e de internação. Realiza e colabora com projetos de pesquisas nacionais e internacionais. 

EQUIPE

Clovis Celulare (Chefe Seção Técnica)

MÉDICOS
Angela Patricia Menezes Cardoso Martinelli
Eliane Alves Motta Cabello dos Santos 
Ilza Lazarini Marques
Maria Julia Costa de Souza

UTI e Semi UTI Pediátrica (ver mais)

A equipe de intensivistas qualificados oferecem  atenção aos pacientes que necessitam de um monitoramento 24 horas por dia em seu período de internação. Tem como objetivo oferecer atendimento em sistema de vigilância contínua a pacientes pediátricos com anomalias craniofaciais, graves ou de risco, potencialmente recuperáveis, que apresentam instabilidades decorrentes da própria anomalia de base ou patologias a ela associadas. Fornece, de forma estruturada, suporte diagnóstico e terapêutico nos aspectos hemodinâmico, metabólico, nutricional, respiratório e de reabilitação.

EQUIPE

Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen (Chefe Seção Técnica)

MÉDICOS
Marcos Adriano Suzuki
Natalie Camillo de Oliveira Amaral
Patricia Pedro Costanzo
Rafaelle Batistella Pires

Serviços Médicos (clique para fechar)

 

Serviços Complementares (ver mais)

Os Serviços Complementares reúnem equipes de profissionais de áreas não médicas que também atuam na reabilitação dos pacientes do HRAC.

EQUIPE

Marcos Vinicio Simionato (Chefe Técnico Serviço)

APOIO ADMINISTRATIVO
Thiago Cláudio Rossi

Diagnóstico por Imagem (ver mais)

Os profissionais que compõem essa equipe se responsabilizam pela realização e interpretação de exames de diagnóstico por imagem na área médica, realizados como suporte aos demais atendimentos e procedimentos. 

EQUIPE

Paulo Cesar Francischone (Chefe Seção Técnica)

APOIO TÉCNICO
Clodoaldo Suave Pinto
Flavio Donizeti Molezini 
João Marcos Ramos
Joelma Silva Hernandes
José Aparecido Costa
Marcos Roberto da Conceição
Patricia da Costa Alexandre

Fonoaudiologia (ver mais)

Equipe especializada na avaliação e no tratamento dos distúrbios fonoarticulatórios, incompetência velofaríngea e outras consequências da fissura, além de atuar no atendimento a pacientes com Sequência de Robin. Desenvolve também pesquisas e projetos em parceria com as demais áreas do HRAC. 

EQUIPE: 

Rosana Prado de Oliveira (Chefe Seção Técnica)

FONOAUDIÓLOGAS
Adriana Guerta de Souza
Andrea Cristina de Almeida Santos Farah
Cristina Guedes de Azevedo Bento Gonçalves
Haline Coracine Miguel 
Melissa Zattoni Antoneli 
Silvia Helena Alvarez Piazentin-Penna
Tatiane Totta

Fisioterapia (ver mais)

Equipe especializada na reabilitação de pacientes com anomalias craniofaciais que atua na prevenção e tratamento dos distúrbios respiratórios e neuromotores, bem como também no pós-operatório das cirurgias da face, através de avaliação e técnicas específicas.

EQUIPE

Juliana Specian Zabotini da Silveira (Chefe Seção Técnica)

FISIOTERAPEUTAS
Karine Aparecida Arruda
Talita Gomes Torres De Conti 
Vanessa Langelli Antunes

Psicologia (ver mais)

Suporte indispensável na reabilitação do paciente, pelas diversas condições psicológicas que apresentam, considerando ser esse um tratamento de longa duração. A equipe acompanha e orienta pacientes e familiares em suas ansiedades, expectativas e eventuais depressões. 

EQUIPE

Mariani da Costa Ribas do Prado (Chefe Seção Técnica)

PSICÓLOGAS
Maria Cecilia Muniz Pimentel

Farmácia (ver mais)

Tem como função principal distribuir medicamentos, mediante listagem padronizada elaborada periodicamente, considerando prévia avaliação da Comissão de Padronização de Medicamentos, formada por profissionais do Hospital. Além disso, a Farmácia segue uma rotina para o uso de antibióticos profiláticos e terapêuticos.

EQUIPE

Ana Lucia Peroni Costa Cardoso (Chefe Seção Técnica)

APOIO TÉCNICO
Cesar Fernandes Junior

Laboratório de Fisiologia (ver mais)

Desenvolve atividades de natureza multidisciplinar, tendo como finalidades básicas o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, a formação de recursos humanos (por meio do ensino e da iniciação científica) e a prestação de serviços. A Fisiologia participa com metodologia instrumental, oferecendo apoio à área clínica no diagnóstico das disfunções que acompanham as anomalias craniofaciais. No atendimento a pacientes, realiza e faz análise e interpretação de provas funcionais para fins de diagnóstico e pesquisa – espirometria, nasometria, rinomanometria, rinometria acústica e eletroneuromiografia. Na pesquisa: planejamento e execução de projetos de pesquisa nas áreas de fisiologia das vias aéreas superiores, fisiologia da fala e do sistema estomatognático, com apoio de órgãos de fomento. Implementação, coordenação e execução de projetos de colaboração mútua internacional. 

EQUIPE

Ana Paula Fukushiro (Chefe Seção Técnica)

FONOAUDIÓLOGAS
Andressa Sharllene Carneiro da Silva
Bruna Mara Adorno Marmontel Araújo
Renata Paciello Yamashita 

Laboratório de Análises Clínicas (ver mais)

Responsável por realizar os exames solicitados aos pacientes, como exames hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, imunológicos, parasitológicos, citológicos, micológicos e urinálise. Oferece suporte técnico a pesquisadores do Hospital e de outras instituições conveniadas. 

EQUIPE

Silvia Cristina Arantes (Chefe Seção Técnica)

FARMACÊUTICOS
Luiz Henrique Marchesano
Maria Benedita Esgotti

ESPECIALISTA LABORATÓRIO
Narciso Almeida Vieira

APOIO TÉCNICO
Hugo César Araújo de Santana

Serviços Complementares (clique para fechar)

 

Serviço de Enfermagem (ver mais)

A equipe do Serviço de Enfermagem trabalha em três abordagens principais: prevenção, recuperação e reabilitação, dentro de uma filosofia de humanização hospitalar, visando assistência integral ao indivíduo. Com esses objetivos, a equipe oferece orientações que vão desde condições clínicas e laboratoriais para cirurgia até técnicas para amamentação do bebê com fissura de lábio e/ou palato, passando por cuidados com a higienização da criança e planejamento de caso novo, juntamente à equipe multidisciplinar. A equipe se mantém constantemente atualizada, capacitando-se regularmente. É filosofia do Serviço promover rodízio entre seus profissionais, de forma a proporcionar a todos a experiência e os conhecimentos em todas as áreas de atuação da Enfermagem.

EQUIPE

Ana Marcia Crisci Bartone (Chefe Técnico Serviço)

APOIO ADMINISTRATIVO
Célia Madalena do Amaral Leopaci

Ambulatório (ver mais)

A equipe oferece orientações gerais e assistência ao paciente que veio pela primeira vez ao Hospital (Caso Novo) e àquele que está retornando para receber atendimentos ambulatoriais. Orienta também sobre possíveis problemas apresentados por pacientes com consulta marcada, técnica de alimentação (incluindo a conscientização da importância do leite materno e orientação sobre a posição ideal da mamadeira); higienização (da criança, da região fissurada e da mamadeira); condições clínicas e laboratoriais para a cirurgia.

EQUIPE

Gesiane Cristina Bom (Chefe Seção Técnica)

ENFERMEIRA
Lilian Regina Leandro Bertolini

TÉCNICOS ENFERMAGEM
Adriane Regina Mendes
Aparecida Valentina Barbam
Enia Marta Ayala 

Centro Cirúrgico (ver mais)

A enfermagem do Centro Cirúrgico proporciona assistência em avaliação pré-operatória, intervenção trans-operatória e continuidade do atendimento na recuperação anestésica. Os profissionais auxiliam o paciente e a família a compreenderem o momento em que se encontram e a se prepararem para o tratamento anestésico-cirúrgico proposto. Realiza visita pré-operatória em grupo e oferece orientações gerais do pré-operatório e, em seguida, orienta individualmente os pacientes para esclarecer dúvidas e inseguranças. O profissional de enfermagem tem papel importante no preparo da anestesia, na indução, na manutenção e na intubação. Auxilia também nas intubações trabalhosas e na recuperação anestésica.

EQUIPE

Maria Cristina Avanzzi Herrera (Chefe Seção Técnica)

ENFERMEIRAS
Amarilis Mouco
Janir Biazon

TÉCNICOS ENFERMAGEM
Angela Carvalho Garcia dos Santos
Antonio Calixto Filho
Aparecida Marcia Chiarelli Kobayashi
Camila Govedice Santos 
Carlos Roberto de Oliveira
Carmen Silvia Zamboni
Debora Cristina Piante de Carvalho
Edinez Rodrigues de Andrade
Eliana Borges
Elida Regina Silva Manzano
Marcia Aparecida Pilastri Modolo
Maria Aparecida Aranha 
Maria do Carmo Costa Batista
Maria Tereza Lopes de Oliveira
Marlene Vendramini Fernandes Silva
Roseli Conceicao Cavaglieri Paez
Rosimari Gomes Luchetti Nunes 
Silvia Maria Martins Baunilia
Thais Martins Ribeiro Missaka
Vanilza Bordim Costa
Vera Lucia Luz Ferreira

Esterilização de Materiais (ver mais)

Responsável pelo processamento de todos os artigos médico-hospitalares, desde a limpeza – passando pela seleção, funcionalidade e acondicionamento em embalagens adequadas – até a distribuição desses artigos a todas as unidades consumidoras, de forma a assegurar a quantidade e a qualidade necessárias para a realização dos procedimentos assistenciais do plano terapêutico.

EQUIPE

Claudia Regina Matiole Nunes (Chefe Seção Técnica)

TÉCNICOS ENFERMAGEM
Denise Clemente de Oliveira Pinto
Emilia Maria Lacal Machado Alvisi
Joana Scarcela Cuva
Marinalva Benedita Daniel Alexandre
Marta da Silva Leite
Nilzete Flores Soares de Almeida
Patrícia Veríssimo Silvério de Carvalho
Ruth Carla Cardoso Gonçalves Spiri
Sandra dos Santos Palmeira
Talita Vicente da Silva

Internação (ver mais)

Na internação pediátrica e adulta, a equipe oferece atenção 24 horas por dia e orientações gerais ao paciente com cirurgia marcada ou já operado. No período pós-operatório, a equipe faz curativos, higieniza e assessora o paciente em suas necessidades. No berçário, os cuidados com as crianças são redobrados com informações, orientações e curativos que visam a total reabilitação do paciente.

EQUIPE

Maila Meryellen Ferreira Garcia Manso (Chefe Seção Técnica)

ENFERMEIRAS
Bruna de Almeida Oliveira
Ines Regina Krettelys Batoni Poletti
Maria Madalena Cardoso dos Santos
Maria Tereza Cazal
Renise de Assumpção Costa
Vely Ferreira Pedreira

TÉCNICOS ENFERMAGEM
Adriana Aparecida Dias dos Santos
Adriana Ferreira dos Santos 
Ana Sheida Sales Lopes
Andréa Maria Rodrigues
Angelo Roberto Paterno
Carla Regina Rodrigues Campos 
Claudia Franco Melego
Edna Mariza da Silva 
Felix Aparecido Mendonça
Francely Tineli Farinha 
Gizele Costa Pinto Contrera 
Glaucia Aparecida de Paula Silva Mistretta
Helen Cristina Botelho da Silva
Jaqueline Mariano Pinto
Jefferson Salles Resta
Juliana da Silveira
Lolita Candida do Nascimento
Lucienne Regina Correa Campana
Marcelo Fernando Moreira
Márcia Aparecida de Brito Valmor 
Maria Luiza Barbe Ariosi
Mariana Medeiros Rosário
Sandra Eliane da Silva
Silvana Climaites Fernandes Ribeiro
Smaylei Aparecido Silvério de Carvalho
Sonia Maria Ferreira Gonçalves Costa

AUXILIARES ENFERMAGEM
Sandra Regina Ferreira
Rosangela Pimentel dos Santos

UTI e Semi-UTI (ver mais)

O mesmo ocorre com o trabalho cuidadoso realizado pela equipe de enfermagem que atua na Unidade de Apoio e na UTI, durante o período de internação. Os pacientes internados nessas unidades necessitam de  atenção redobrada, considerando as condições de sua saúde.

EQUIPE

Armando dos Santos Trettene (Chefe Seção Técnica)

ENFERMEIRAS
Carolina Cantatore Beraldo
Cleide Carolina da Silva Demoro Mondini
Daniele Andrea Faca Italiani
Luciana Garcia Gomes
Maila Meryellen Ferreira Garcia Manso 
Priscila Capelato Prado

TÉCNICOS ENFERMAGEM
Adriana Cristina da Silva
Alessandra Imparato da Silva
Ana Paula Rissato Cruz
Carla Diogo Rodrigues
Cicera Amanda Alves Adriano
Daniele Cristina Vieira de Almeida
Marcela Geraldo Alves de Campos
Maria Cristina dos Santos Magalhães
Marinalva Ferreira de Lima
Regicelini Medeiros dos Santos
Rosa Aparecida dos Santos
Rosana Candida de Souza Fernandes
Rosimeire Pereira Dal Medico
Vanessa Andrade Rodrigues Dorador

Serviço de Enfermagem (clique para fechar)

 

Serviço de Assistência Hospitalar (ver mais)

O Serviço de Assistência Hospitalar tem a finalidade de oferecer suporte a todas as áreas do Departamento Hospitalar em atividades necessárias para que todas cumpram seus objetivos.

EQUIPE:

Dorothea Maria Beckers Marques de Almeida (Chefe Técnico Serviço)

ENFERMEIRO
Katia Rosana Gomes

APOIO ADMINISTRATIVO
Durvalina Benedita Garcia Bueno
Merielle Claudino Gosmini
Nanci Ramires
Vinícius Martins dos Santos

Gerenciamento de Materiais Hospitalares (ver mais)

A Seção é responsável por montar kits de materiais para uso em cada procedimento cirúrgico, de forma que o uso desses seja otimizado. Mediante o acompanhamento do consumo de cada um, a Seção é capaz de estabelecer um controle sobre esses itens, conferindo agilidade no planejamento de compra e estoque, na distribuição interna e no uso dos mesmos.

A metodologia de trabalho da Seção foi premiada em  âmbito estadual, ficando entre os cinco vencedores do Prêmio Mário Covas de Excelência e Inovação em Gestão Pública de São Paulo, na categoria Excelência em Gestão Pública no ano de 2008. 

Responsável: Vitor Estevam Bastos Pereira