Residência médica

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a “Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o ‘padrão ouro’ da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão ‘residência médica’ só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.”. (fonte: http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude)

A seleção para a Residência Médica, por concurso, é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas e as bolsas de estudo são administradas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Programa oferecido no HRAC-USP:

 

Residência Médica em Otorrinolaringologia (ver mais)

 

NATUREZA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Residência Médica

DURAÇÃO: 36 meses

CARGA HORÁRIA:

Aulas Teóricas em sala de aula Aulas Práticas ou de campo Total Ministrado Monografia
(não ministrado)
Carga Horária Total
1.296h 7.344h 8.640h 100h 8.740h

PRÉ-REQUISITO: Graduados em Medicina, que desejam especialização com ênfase na área de Otorrinolaringologia

COORDENADOR / Responsável Institucional: Dr. Rubens Vuono de Brito Neto

VICE-COORDENADOR / Coordenador Técnico: Dr. Nivaldo Alonso

O Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia, oferecido no HRAC-USP, teve início no ano de 2000 e é credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. São oferecidas, anualmente, três vagas e a seleção, por meio de concurso, é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Sistema Único de Saúde. A responsável pelo processo seletivo é a Fundação Carlos Chagas, e as bolsas de estudo são administradas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

É estruturado com três anos de duração (R-1, R-2 e R-3) e pretende formar médicos bem preparados para realizar o seu trabalho segundo os princípios do SUS, dentro de uma filosofia interdisciplinar e humanizada, com conhecimento e capacitado para uso de novas tecnologias. Permite, ainda, ao HRAC disseminar o seu vasto conhecimento e experiência, solidificada por anos de trabalho e pesquisas. Oferece um elenco de conhecimentos, procedimentos e habilidades, que os médicos residentes / especializandos devem adquirir durante seu treinamento em serviço, de forma a permitir um exercício competente da especialidade.

OBJETIVO: Ao fim do programa, o médico deverá ser apto a realizar atendimentos de pronto atendimento referentes à área de Otorrinolaringologia. O profissional deverá estar capacitado para realizar cirurgias de pequeno, médio e grande porte na especialidade. Deverá saber conduzir uma investigação clínica, utilizando as ferramentas diagnósticas disponíveis na especialidade e nas demais equipes multidisciplinares. Deverá estratificar a complexidade de atendimento ao paciente, em baixa, média e alta complexidade.

 

PROGRAMA:

Atendimento em Ambulatórios: (ver mais)

Para alunos R-1: Atendimento no ambulatório geral de otorrinolaringologia, participação nas reuniões de discussão de casos dos Grupos específicos (Bucofaringologia, Laringologia, Otoneurologia, Otologia, Ronco e apnéia do sono, Rinologia e Alergia). Realização dos exames otoneurológicos, audiológicos e de alergia.

Para alunos R-2: Atendimento no ambulatório geral de otorrinolaringologia, participação nas reuniões de discussão de casos dos Grupos específicos (Bucofaringologia, Laringologia, Otoneurologia, Otologia, Ronco e apnéia do sono, Rinologia, Alergia, Estomatologia, Zumbido, Plástica facial). Realização de exames nasofibroscopia, rinometria acústica, alergia.

Para alunos R-3: Atendimento no ambulatório geral de otorrinolaringologia, participação nas reuniões de discussão de casos dos Grupos específicos (Bucofaringologia, Laringologia, Otoneurologia, Otologia, Ronco e apnéia do sono, Rinologia, Plástica facial, Paralisia facial, Implante coclear). Realização de exames de telescopia nasal e laríngea com estroboscopia, potenciais evocados auditivos, posturografia.

Atendimento em Ambulatórios: (clique para fechar)

Atividades teórico-práticas: (ver mais)

Para alunos R-1: Parte Teórica – Participar das reuniões gerais da Clínica, reuniões clínico-radiológicas e dos cursos teórico-práticos promovidos pela Clínica. Elaborar e participar dos seminários e aulas oficiais da Clínica. Desenvolvimento de pesquisas científicas. Abordagem sobre ÉTICA MÉDICA e DEFESA PROFISSIONAL, além de esclarecimentos a respeito de peculiaridades regionais concernentes ao paciente e à medicina de forma geral.
Parte Prática (exames subsidiários) – Participar das dissecções em cadáver e peças anatômicas (região cervical, cavidades nasossinusais, laringe e osso temporal). Participar dos cursos práticos promovidos pela Clínica. Participar dos trabalhos anatômicos e experimentais desenvolvidos no Laboratório de Investigação Médica em Otorrinolaringologia (LIM-32).

Para alunos R-2: Parte Teórica – Participar das reuniões gerais da Clínica, reuniões clínico-radiológicas e dos cursos teórico-práticos promovidos pela Clínica. Elaborar e participar dos seminários e aulas oficiais da Clínica. Desenvolvimento de pesquisas científicas.
Parte Prática (exames subsidiários) – Participar das dissecções em cadáver e peças anatômicas (região cervical, cavidades nasossinusais, laringe e osso temporal). Participar dos cursos práticos promovidos pela Clínica. Participar dos trabalhos anatômicos e experimentais desenvolvidos no Laboratório de Investigação Médica em Otorrinolaringologia (LIM-32).

Para alunos R-3: Parte Teórica – Participar das reuniões gerais da Clínica, reuniões clínico-radiológicas e dos cursos teórico-práticos promovidos pela Clínica. Elaborar e participar dos seminários e aulas oficiais da Clínica. Desenvolvimento de pesquisas científicas.
Parte Prática (exames subsidiários) – Participar das dissecções em cadáver e peças anatômicas (região cervical, cavidades nasossinusais, laringe e osso temporal). Participar dos cursos práticos promovidos pela Clínica. Participar dos trabalhos anatômicos e experimentais desenvolvidos no Laboratório de Investigação Médica em Otorrinolaringologia (LIM-32).

Atividades teórico-práticas: (clique para fechar)

Cirurgias / Procedimentos cirúrgicos: (ver mais)

Para alunos R-1: Realizar os procedimentos mais simples (adenoamigdaletomia, colocação de tubos de ventilação, sinusectomia maxilar, traqueostomia, drenagem de abscessos, biópsia). Auxiliar nos procedimentos cirúrgicos mais complexos.

Para alunos R-2: Realizar os procedimentos de média complexidade (septoplastia, turbinectomia, timpanoplastia, mastoidectomia simples e radical, otoplastia, microcirurgia de laringe em doenças inflamatórias, sinusectomia frontal (via externa), biópsia de tumores. Auxiliar nos procedimentos cirúrgicos mais complexos.

Para alunos R-3: Realizar os procedimentos de alta complexidade (cirurgia para ronco e apnéia do sono, ressecção de tumores da face, pescoço e base de crânio, cirurgia do trauma e estética facial, cirurgias endoscópicas naso-sinusais, otoneurocirurgias, fonocirurgias).

Cirurgias / Procedimentos cirúrgicos: (clique para fechar)

Enfermaria: (ver mais)

Para alunos R-1: Avaliação inicial e acompanhamento dos pacientes internados para tratamento clinico e cirúrgico. Realização dos curativos e procedimentos na enfermaria.

Para alunos R-2: Acompanhamento dos pacientes internados para tratamento clinico e cirúrgico. Auxílio nos procedimentos na enfermaria.

Para alunos R-3: Acompanhamento dos pacientes internados para tratamento clínico e cirúrgico. Auxílio nos procedimentos na enfermaria.

Enfermaria: (clique para fechar)

Pronto-Socorro: (ver mais)

Para alunos R-1: Atendimento em regime de plantão (24 horas) dos pacientes no Pronto Socorro de Otorrinolaringologia e nas demais unidades de Emergência e Internação do Hospital. Realização dos procedimentos de urgência e intervenções cirúrgicas (drenagem de abscessos, remoção de corpo estranho, traqueostomia, suturas, tamponamentos, paracentese timpânica, redução de fraturas).

Para alunos R-2: Atendimento em regime de plantão (24 horas) dos pacientes no Pronto Socorro de Otorrinolaringologia e nas demais unidades de Emergência e Internação do Hospital. Auxilia na realização dos procedimentos de urgência e intervenções cirúrgicas. O Hospital tem convênio com o Hospital das Clínicas / USP-SP para realização desta disciplina.

Para alunos R-3: Realização dos atendimentos de pacientes de urgência e emergência nas diversas unidades de Emergência e Internação do Hospital. Realização dos procedimentos de urgência e intervenções cirúrgicas.

Pronto-Socorro: (clique para fechar)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: (ver mais)

BENTO RF, BITTENCOURT AG, VOEGELS RL. Seminários em otorrinolaringologia. São Paulo: Fundação Otorrinolaringologia, 2013. 563 p.
BENTO RF, FONSECA ACO, PINNA MH, BRITO R. Condutas práticas em otologia: disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2a ed. São Paulo: Fundação Otorrinolaringologia, 2012. 240 p.
BENTO RF, LIMA JÚNIOR LRP, TSUJI RK, GOMEZ MVSG, LIMA DVSP, BRITO NETO RV. Tratado de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis. Rio de Janeiro: Thieme, 2014. 482 p.
BENTO RF, PINNA MH, BRITO NETO RV, TSUJI RK. Manual de dissecção do osso temporal. 3a ed. São Paulo: Fundação Otorrinolaringologia, 2010. 80 p.
BENTO RF, QUEIROZ GMS, PINNA MH. Tratado de Otologia. 2a edição, Revisada e Ampliada. São Paulo: Atheneu, 2013. 736 p.
BENTO RF, VOEGELS RL, SENNES LU, PINNA FR. Otorrinolaringologia Baseada em Sinais e Sintomas. São Paulo: Fundação Otorrinolaringologia, 2011. 400 p.
DI FRANCESCO RC, BENTO RF. Otorrinolaringologia na infância. Barueri: Manole, 2009. v.8. 324 p. (Coleção Pediatria. Instituto da Criança HC-FMUSP).
ISSHIKI N, TSUJI DH, SENNES LU. Tireoplastias. São Paulo: Fundação Otorrinolaringologia, 1999. 191 p.
JOTZ GP, ANGELIS EC, BARROS APB. Tratado da deglutição e disfagia: no adulto e na criança. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. 383 p.
MIZIARA ID, FRIZZARINI R, CONSTANTINO GTL, BENTO RF. Condutas práticas em estomatologia: disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo: Fundação Otorrinolaringologia, 2007. 148 p.
MORALES DSR, BENTO RF, PÁDUA FGM. Manual Prático de Otorrinolaringologia. São Paulo, Sarvier, 2010. 162 p.
TEPEDINO MS, VOEGELS RL. Endonasal: atlas de anatomia cirúrgica. Rio de Janeiro: Thieme, 2014. 81 p.
TSUJI DH, SENNES LU, IMAMURA R, FRIZZARINI R, BENTO RF, MINITI A. Condutas práticas em laringologia: disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo: Fundação Otorrinolaringologia, 2005. 119 p.
VOEGELS RL, LESSA M. Rinologia e cirurgia endoscópica dos seios paranasais. Rio de Janeiro: Revinter, 2006. 299 p.
VOEGELS RL, LESSA MM, BUTUGAN O, BENTO RF, MINITI A. Condutas práticas em rinologia: disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo: Fundação Otorrinolaringologia, 2002. 184 p.
VOEGELS RL, LESSA M, PÁDUA FG. Atlas de anatomia e radiologia dos seios paranasais. Rio de Janeiro: Revinter, 2006. 259 p.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: (clique para fechar)

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