Programas de Extensão

Com grande vocação para o ensino, o HRAC oferece desde a década de 1990 cursos gratuitos, reconhecidos pela USP e órgãos oficiais, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem nas áreas de fissuras labiopalatinas, anomalias craniofaciais e saúde auditiva. Todos os cursos apresentam carga horária prática, propiciando aos alunos oportunidade de aprofundar os conhecimentos específicos e desenvolver habilidades. São todos gratuitos e de média duração, em geral, com dois anos de desenvolvimento.

HISTÓRICO (ver mais)

O HRAC, como unidade complementar da USP, não possui curso de graduação. Os programas de ensino do Hospital se concentram nos níveis de pós-graduação e de cultura e extensão. No ano de 1995, o Hospital iniciou a oferta de cursos de especialização lato sensu, com ênfase nas especialidades de Odontologia.

Na mesma época, em 1997, teve início o Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde – Reabilitação das Anomalias Craniofaciais (PAP), com apoio da FUNDAP – Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo, sendo atualmente gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

No ano de 2000, iniciou o Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia, estruturado em três níveis (R1, R2 e R3) e que oferece um diferencial na área: aprendizado em implante coclear. Com a criação pelo Ministério da Saúde dos programas de residência multiprofissionais, ampliou-se as alternativas de formação de recursos humanos especializados. O HRAC, aderindo à modalidade, criou em 2010 o Programa de Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Associadas e, em 2013, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva.

HISTÓRICO (clique para fechar)

 

PROPOSTA (ver mais)

Os programas lato sensu e de extensão, juntos, oferecem mais de 170 vagas por turma. São cursos focados na área da saúde, oferecidos gratuitamente e reconhecidos pela USP e por órgãos oficiais, que buscam formar recursos humanos especializados nas áreas de expertise do Hospital, e que apresentam grande demanda. Os dois programas de Residência Multiprofissional em Saúde são únicos no país em seu gênero; são desenvolvidos com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SMSB), e o objetivo é formar profissionais para atuação na saúde básica da região. Além das aulas teóricas, o diferencial dos programas oferecidos pelo HRAC está na possibilidade de contato dos alunos com a prática, sendo que todos os cursos têm uma extensa carga horária clínica.

PROPOSTA (clique para fechar)

 

CURSOS OFERECIDOS (ver mais)

• Cursos de Especialização: oferecidos desde 1995, têm duração média de 24 meses. São sete especializações na área de Odontologia: Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia Odontológica e Imaginologia.

• Práticas Profissionalizantes: oferecem os programas “Implante Coclear e Prótese Auditivas Implantáveis” (para Médicos Otorrinolaringologistas) e “Ortodontia Preventiva e Interceptiva” (para Graduados em Odontologia), com ampla carga horária em atividades práticas nestas áreas de alta complexidade.

• Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia: iniciado em 2000, com 36 meses de duração. Seleção anual para 3 vagas. Níveis R-1, R-2 e R-3. Oferece bolsas de estudo administradas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

• Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Síndromes e Anomalias Craniofaciais: desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru-SP, oferece 17 vagas por seleção nas áreas de Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, com bolsas de estudo oferecidas e administradas pelo Ministério da Saúde.

• Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva: em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru-SP, Maternidade Santa Isabel (FAMESP) e Clínica do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). São oferecidas 20 vagas nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, com bolsas de estudo oferecidas e administradas pelo Ministério da Saúde.

• Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) – “Reabilitação em Anomalias Craniofaciais”: atualmente realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), com duração de 12 meses. São oferecidas vagas, com bolsas de estudo, em Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

 

CURSOS OFERECIDOS (clique para fechar)

 

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (CCEx) (ver mais)