HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Semana alerta sobre a importância do sono para a saúde física e mental

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Em Bauru, programação contará com palestra na USP e orientação à população no Bauru Shopping, no dia 17 de março                   

Queixas relacionadas ao sono têm sido bastante comuns na população. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), 45% dos brasileiros referem algum problema de sono, gerando prejuízos para a saúde. Os distúrbios mais comuns são a insônia (cerca de 35% da população) e a apneia obstrutiva do sono (33% da população adulta), caracterizada pela interrupção do fluxo da respiração por dez segundos ou mais durante o sono.

Ainda de acordo com a entidade, além de afetar o desempenho intelectual, o humor, a memória e o controle do peso corporal, a insuficiência de sono pode reduzir a imunidade e aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão.

A necessidade de horas de sono é muito variável de pessoa para pessoa, e a duração do sono também é diferente conforme a idade e fase da vida. Em média, os adultos precisam de oito horas de sono por dia. O importante, porém, é que cada um respeite as suas necessidades e limites.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do sono para a saúde física e mental e a qualidade de vida, a ABS promove, de 13 a 19 de março, a Semana do Sono 2020, com atividades em mais de 60 cidades brasileiras. O tema da campanha neste ano é “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”.

Em Bauru
Na cidade de Bauru, a programação contará com palestra na USP e orientação à população no Bauru Shopping, atividades promovidas pela Unidade de Estudos do Sono do Laboratório de Fisiologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP) com apoio da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Na próxima terça-feira, 17 de março, às 13h, na Pós-Graduação do HRAC-USP, o médico otorrinolaringologista Sergio Henrique Kiemle Trindade, professor do Curso de Medicina da FOB-USP, ministrará palestra sobre os distúrbios do sono, voltada a profissionais e estudantes do campus USP-Bauru.

No mesmo dia (17), das 18h30 às 19h30, professores e alunos da USP prestarão orientações sobre qualidade do sono à população, no Bauru Shopping (localizado na Rua Henrique Savi, 15-55, Vila Universitária). A atividade contará com a participação de estudantes de graduação dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina da FOB-USP e pós-graduandos em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP.

Mais detalhes sobre a Semana do Sono 2020 em www.semanadosono.com.br. Para dicas e mais informações sobre a importância do sono, acesse a Cartilha do Sono elaborada pela ABS, disponível neste link.

(Com informações da Associação Brasileira do Sono)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP