HRAC-USP Bauru
Notícias

USP-Bauru sedia 6º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais

Evento acontece nesta sexta e sábado, 25 e 26 de outubro, e reúne renomados especialistas do Brasil e do exterior                   

Será realizado nesta sexta-feira e sábado, 25 e 26 de outubro, no Teatro Universitário do campus USP-Bauru, o 6º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, o Simpósio terá como tema principal neste ano “A fronteira do conhecimento na reabilitação das anomalias craniofaciais”. O objetivo é discutir e disseminar os avanços no diagnóstico e tratamento interdisciplinar das fissuras labiopalatinas e anomalias relacionadas.

O evento contará com a participação de renomados especialistas do Brasil e do exterior. Os palestrantes internacionais são: John van Aalst, cirurgião plástico e diretor de Pesquisa do Shriners Hospitals for Children, de Cincinnati (Estados Unidos); Nancy Scherer, professora do Departamento de Fonoaudiologia do College of Health Solutions da Arizona State University (ASU), de Phoenix (Estados Unidos); e Carolina Gutiérrez Melis, ortodontista da Fundación Gantz e Hospital del Niño com Fisura, de Santiago (Chile).

A solenidade de abertura do Simpósio será às 8h30 desta sexta-feira, 25 de outubro, e contará com a participação dos professores Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), e Ivy Trindade-Suedam, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP e presidente da Comissão Científica do Simpósio.

Em seguida, acontecem as conferências: “A fissura labiopalatina e minha vida: Voando cada vez mais alto” (com o cirurgião plástico Nélio Kurimori e a ortodontista Érika Kurimori), às 8h45; “A interdisciplinaridade na Pós-Graduação” (com a professora Adelaide Faljoni-Alario, coordenadora da Área Interdisciplinar da Capes e docente da USP e UFABC), às 9h; e “New insights in cleft palate repair and cleft care through education” (com o cirurgião plástico John van Aalst), às 10h.

Às 11h, o professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, ministra a conferência magna “Atividades de Internacionalização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP”.

No período da tarde, ocorrem as conferências: “Nasoalveolar molding: State of the art” (com a ortodontista Carolina Gutiérrez Melis), às 14h; e “Language and speech in cleft lip and palate: Early intervention” (com a professora de Fonoaudiologia Nancy Scherer), às 15h. Das 16h às 19h, haverá apresentações de trabalhos científicos (e-posters).

No sábado, 26 de outubro, o Simpósio prossegue com o painel “Anomalias craniofaciais: Protocolos do HRAC-USP baseados em evidências científicas”, a partir das 8h30, com participação de Cristiano Tonello (cirurgião craniofacial do HRAC-USP e professor do Curso de Medicina da FOB-USP), Terumi Okada Ozawa (ortodontista do HRAC-USP) e Melissa Zattoni Antoneli (fonoaudióloga do HRAC-USP). O moderador será o professor Nivaldo Alonso, docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da FMUSP e cirurgião craniofacial do HRAC-USP.

Às 11h, acontece a premiação dos trabalhos científicos e encerramento do evento.

O público-alvo do Simpósio são pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde. As vagas já foram esgotadas e as inscrições on-line estão encerradas. Os interessados poderão se inscrever diretamente na Secretaria do evento.

A comissão científica do Simpósio é formada por docentes, profissionais e alunos de pós-graduação do HRAC-USP e FOB-USP, e por alunos de graduação dos três cursos da FOB-USP (Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina).

6º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas conta ainda com apoio da Superintendência do HRAC-USP, da Diretoria da FOB-USP, do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos e da Smile Train, instituição filantrópica internacional que apoia o tratamento da fissura labiopalatina em mais de 85 países.

Programação completa no site www.hrac.usp.br/eventos. O Teatro Universitário da USP-Bauru fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Mais informações pelo e-mail simposiointernacional_pghrac@usp.br.

(Legenda da foto: o professor Nivaldo Alonso, docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da FMUSP e coordenador da equipe de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP (que também é um dos especialistas convidados para esta edição), durante a 5ª edição do Simpósio, realizada em novembro de 2017. Crédito: Denise Guimarães, FOB-USP)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP