HRAC-USP Bauru
Notícias

HRAC-USP recebe novos alunos de Pré-Iniciação Científica

Programa visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública               

A Comissão de Pesquisa (CPq) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP realizou, no último dia 12 de setembro, um ciclo de palestras para recepção dos novos alunos do Programa de Pré-Iniciação Científica, que desenvolverão atividades no Hospital até julho de 2020.

O superintendente Carlos Ferreira dos Santos fez apresentação sobre o campus e o HRAC-USP

Na programação, o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da FOB-USP, deu as boas-vindas aos estudantes e fez uma apresentação sobre o campus USP-Bauru e o Hospital.

Narciso Almeida Vieira, especialista em laboratório e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HRAC, ministrou palestra sobre biossegurança e sustentabilidade.

O tema ética em pesquisa também foi abordado, em palestra proferida pela fonoaudióloga Renata Paciello Yamashita, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) do HRAC.

Alunos egressos relataram experiência

O evento contou ainda com a presença de quatro estudantes da edição anterior do Programa de Pré-Iniciação Científica, que encerraram suas atividades no último mês de julho e fizeram um relato de sua experiência aos ingressantes.

Já a professora Simone Soares, presidente da CPq do HRAC, encerrou agradecendo toda a equipe do Hospital envolvida no apoio à formação desses jovens pesquisadores.

Projetos, alunos e orientadores
Nessa 11ª edição, nove alunos de escolas públicas de Bauru e região irão atuar nos seguintes projetos:

Atividades terapêuticas na intervenção psicopedagógica (orientadora: Maria José Monteiro Benjamin Buffa);

Atualizando os dados de respiração e fala no Laboratório de Fisiologia do HRAC-USP (orientadoras: Ana Paula Fukushiro e Renata Paciello Yamashita);

Desenvolvimento de um aplicativo para acessibilidade dos cardápios dos restaurantes universitários da Universidade de São Paulo (orientadora: Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida);

Informatização de dados genético-clínicos: Facilitador de futuras pesquisas (orientadora: Nancy Mizue Kokitsu Nakata); e

Sistematização de dados dos atendimentos da Terapia Ocupacional no HRAC-USP (orientadora: Márcia Cristina Almendros Fernandes Moraes).

Novos alunos, orientadores USP e professores supervisores das escolas

Os novos alunos participantes são: Laura de Aro Rocha, Mariana Camargo Prudente e Mayara Motoki Nogueira (Colégio Técnico Industrial-CTI Prof. Isaac Portal Roldán/Unesp); Maria Eduarda dos Santos Tiritan (E.E. Prof. Antônio Guedes de Azevedo); Camila Fernanda Arroteia, Lara Fernanda Gonçalves Vilela, João Pedro Telles Braga e Lucas de Oliveira Lago (E.E. Prof. Sebastião Inoc Assumpção – Arealva-SP); e Victor Marques Romero (ETEC Rodrigues de Abreu).

O programa
O Programa de Pré-Iniciação Científica é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP que visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP. Saiba mais em http://prp.usp.br/pre-iniciacao-cientifica/.

Nas fotos, apresentação do professor Carlos Ferreira dos Santos; novos alunos, orientadores USP e professores supervisores das escolas; e egressos da última edição do Programa.

(Fotos: CPq HRAC-USP)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP