V Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas • 10 e 11 de novembro de 2017

 

:::::::: Evento Realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, no Teatro Universitário da FOB-USP

Veja as fotos do Simpósio (clique aqui)

 

Programação do V Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 10 e 11 de novembro de 2017, Campus USP Bauru 

:::::::: LOCAL:

• Teatro Universitário “Dioracy Fonterrada Vieira”

• Faculdade de Odontologia – Campus USP Bauru

• Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Universitária

 

:::::::: PROGRAMAÇÃO: (ver mais)

 

10/11/17 – SEXTA-FEIRA

8h-8h30 • Credenciamento / Entrega de material

8h30-9h • SOLENIDADE DE ABERTURA

Profa. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machadoclique para acessar o Currículo Lattes
Superintendente do HRAC-USP e Diretora da FOB-USP (Bauru – SP)

9h-10h • Conferência Magna: A Pós-Graduação no Brasil e na USP

Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr.clique para acessar o Currículo Lattes
Pró-Reitor de Pós-Graduação – Universidade de São Paulo

10h-10h20 • A Pós-Graduação no HRAC-USP: 20 anos de trajetória

Profa. Dra. Inge Elly Kiemle Trindadeclique para acessar o Currículo Lattes
FOB/HRAC-USP (Bauru – SP)

10h30-11hCOFFEE BREAK

11h-12h30 • Research and Clinical Advancements in cleft care

Amelia F. Drake, MD, FACS (perfil / profile)
University of North Carolina (Chapel Hill – USA)

12h30-14h • INTERVALO

14h-15h30 • Mesa Redonda: Tratamento Cirúrgico das Fissuras Labiopalatinas: Passado, Presente e Futuro

Dr. Rui Manoel Rodrigues Pereiraclique para acessar o Currículo Lattes
CADEFI IMIP – (Recife – PE)

Dr. Álvaro Júlio de Andrade Sáclique para acessar o Currículo Lattes
Policlínica (Manaus – AM)

Mediadora: Dra. Telma Vidotto de Sousa Broscoclique para acessar o Currículo Lattes
HRAC-USP (Bauru – SP)

15h30-16h30 • CAFÉ COM POSTER: Apresentação de painéis

16h30-18h • Mesa Redonda: Tratamento Cirúrgico das Anomalias Craniofaciais: Passado, Presente e Futuro

Prof. Dr. Nivaldo Alonsoclique para acessar o Currículo Lattes
FM-USP (São Paulo – SP)

Prof. Dr. Renato da Silva Freitasclique para acessar o Currículo Lattes
UFPR (Curitiba – PR)

Mediador: Dr. Cristiano Tonelloclique para acessar o Currículo Lattes
HRAC-USP (Bauru – SP)

• “Living with the Treacher Collins Syndrome”

Francis Joel Smith, PhD (perfil / profile)
University of Colorado (Denver – USA)

11/11/17 – SÁBADO

8h-9h • RASopatias: aspectos clínicos e genéticos

Dra. Débora Romeo Bertolaclique para acessar o Currículo Lattes
Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células Tronco – IB-USP (São Paulo – SP)

9h-10h • Scandcleft Trial – Treatment protocol and speech outcomes

Elisabeth Willadsen, PhD (perfil / profile)
University of Copenhagen (Denmark)

10h-11h • CAFÉ COM POSTER: Apresentações Orais (10 trabalhos selecionados)

11h-12h • 50 anos de HRAC: Evolução do tratamento Ortodôntico nas Fissuras Labiopalatinas

Prof. Dr. Leopoldino Capelozza Filhoclique para acessar o Currículo Lattes
Professor aposentado da Universidade de São Paulo
Professor de Ortodontia da Universidade do Sagrado Coração (Bauru-SP)

12h-12h45 • Origins of Craniofacial Defects in Embryos

Francis Joel Smith, PhD (perfil / profile)
University of Colorado (Denver – USA)

12h45-13h15 • Indicadores de resultados da reabilitação em fissura labiopalatina – BrazilCleft

Dra. Telma Vidotto de Sousa Broscoclique para acessar o Currículo Lattes
Dra. Terumi Okada Ozawaclique para acessar o Currículo Lattes
Profa. Dra. Jeniffer de Cássia Rillo Dutkaclique para acessar o Currículo Lattes
HRAC e FOB-USP (Bauru – SP)

13h15-13h35 Entrega de Prêmios e Encerramento

 

:::::::: Inscrições: 

On-line: de 14 de agosto a 31 de outubro de 2017 – inscrições on-line encerradas!

::::: ATENÇÃO:

Serão aceitas inscrições na abertura do Simpósio, na secretaria de recepção e credenciamento do evento.

• Taxas de inscrição para as Categorias de Estudantes (Graduação ou Pós-Graduação) somente serão válidas com entrega de cópia de documento de comprovação estudantil (scan, foto, etc.), ou envio para o e-mail: simposiointernacional_pghrac@usp.br

Para emissão de 2ª via de boleto bancário para pagamento de taxa de inscrição, utilize o link enviado no e-mail de confirmação de sua inscrição.
Data-limite de vencimento dos boletos bancários: 31/10/2017!

Não serão realizadas devoluções ou reembolsos de taxas de inscrições.

 

:::::::: Submissão de Trabalhos Científicos:

Prazo para submissões ENCERRADO em 03 de outubro de 2017.

• O resultado dos trabalhos selecionados será comunicado por meio de e-mail, no dia 24/10/2017.

Normas para Submissão de Trabalhos Científicos: (ver mais)

Durante o Simpósio Internacional os pesquisadores terão a oportunidade de apresentar trabalhos na modalidade de e-Poster (formato digital) e 10 trabalhos serão selecionados para a modalidade de apresentação oral, no intuito de enriquecer e disseminar o conhecimento.

Poderão ser inscritos:

• Trabalhos de Pesquisa
• Relatos Clínicos
• Relatos de Experiência

OBS.: Não serão aceitas revisões bibliográficas!

Todos os resumos serão revisados pela Comissão Científica do Simpósio, a qual caberá a seleção de trabalhos.
A avaliação será realizada por meio de processo de análise às cegas.
Não será atribuído a nenhum avaliador, trabalhos em que este seja autor ou coautor.
Será garantido que não haja conflito de interesse.
• O resultado dos trabalhos selecionados será comunicado por meio de e-mail, no dia 24/10/2017.
Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do Simpósio que serão disponibilizados em formato eletrônico (eBook).

Instruções para preparação de resumos:

Para a submissão de trabalho, o autor principal deve estar inscrito no V Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.

• Será aceito somente 01 (um) trabalho por inscrição.

• O prazo para submissão de resumos foi prorrogado até o dia 03/10/2017.

O resumo deve ser enviado por meio do formulário específico, neste site. 

• O envio do resumo não realiza sua inscrição no evento! Realize também a sua inscrição!

O texto deve ser redigido em inglês, com o limite máximo de 250 palavras

O resumo deve conter: título, autores e identificação da instituição

Para garantir que seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize a ordem de seu sobrenome e das abreviações em todos os resumos em que você for autor ou coautor.

• Identificação:

alunos de iniciação científica devem ser identificados no resumo com 1 asterisco: *
alunos de especialização/residência/aprimoramento, devem ser identificados com 2 asteriscos: **
alunos de mestrado e doutorado, devem ser identificados com 3 asteriscos: ***

Identifique as instituições com números (veja modelo abaixo).

Coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões (primeira letra maiúscula).

Para a modalidade “Relato Clínico”, podem ser usados os seguintes títulos: Objetivos, Relato Clínico e Conclusão.

O material apresentado no Simpósio Internacional deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico devem ser idênticos ao do resumo.

Caso tenha recebido apoio financeiro, cite-o. Exemplos: CAPES ou FAPESP ou CNPq ou outra.

 

modelo de resumo

TÍTULO DO TRABALHO

SILVA AA***1, SOUZA BV**2, ARAUJO ZK3

1 Nome por extenso da Instituição A, SIGLA (se houver), Cidade
2 Nome por extenso da Instituição B, SIGLA (se houver), Cidade
3 Nome por extenso da Instituição C, SIGLA (se houver), Cidade

Objetivos: Neste item devem ser relacionados os fundamentos e os objetivos para a execução do trabalho. Caso sejam feitas citações bibliográficas siga o exemplo: Silva AC et al, Cleft Palate Craniofacial J, 2007. Métodos e Resultados: Este item deve conter um breve resumo da metodologia utilizada e dos resultados obtidos. Mencione no texto se os resultados são preliminares. Métodos e Resultados podem ser apresentados separadamente ou agrupados. Não esqueça de colocar o número de amostras, unidades de medidas de variância (desvio padrão, erro padrão, etc.) e nível de significância quando apropriado. Conclusão: O resumo deve ser finalizado com uma conclusão. A conclusão deve, necessariamente, estar embasada nos dados apresentados.

Apoio Financeiro: CAPES ou FAPESP ou CNPq ou outra.

Normas para Submissão de Trabalhos Científicos: (clique para fechar)

 

 

:::::::: Apresentação de Trabalhos Científicos APROVADOS: 

• Data-limite para envio dos trabalhos: 06 de novembro de 2017.

Não haverá prorrogação.

 

Premiações e Menção Honrosa:

• Menção Honrosa será conferida aos 5 (cinco) melhores e-Posters apresentados.

• Os 3 (três) melhores trabalhos na modalidade Apresentação Oral serão premiados.

 

Normas para Entrega e Apresentação de Trabalhos Científicos: (ver mais)

 

IMPORTANTE: Todos os materiais dos trabalhos a serem apresentados, e-Posters ou Apresentações Orais, deverão ser elaborados e apresentados em Português.

 

Apresentação de Trabalhos na modalidade e-Poster:

Os trabalhos selecionados para a modalidade e-Poster serão apresentados no primeiro dia do evento: 10/11/17.

O apresentador poderá utilizar até 5 minutos para a exposição do conteúdo, seguido de discussão com a banca examinadora.
(O tempo de apresentação deverá ser respeitado e, caso não aconteça, o apresentador será convidado a finalizar a apresentação)

• Os painéis e-Poster deverão ser elaborados conforme o modelo disponibilizado (e-mail e download) e as orientações abaixo:

Faça o download do arquivo de modelo (‘.ppt’) para elaboração do painel ‘e-Poster‘. (clique aqui)

A estética visual do trabalho (cores, diagramação, ilustrações, etc) é de livre escolha e formatação do Autor/Apresentador.

• No cabeçalho do painel deverão constar, obrigatoriamente: logo do HRAC, logo do V Simpósio Internacional e foto do Autor / Apresentador.

• Para garantir uma boa exibição e leitura de conteúdo, as recomendações de tamanhos de fontes de texto abaixo deverão ser seguidas:

• Título: conforme o resumo submetido, em MAIÚSCULAS, com tamanho de fonte de texto entre 36 e 48

• Identificação de Autores / Instituições: conforme o resumo submetido, com tamanho de fonte de texto entre 22 e 28

• Sub-Títulos: conforme os que constam no resumo submetido, em MAIÚSCULAS, com tamanho de fonte de texto 28 (máximo)

• Corpo de texto: conforme o resumo submetido, com tamanho de fonte de texto 22 (mínimo)

• Legendas de fotos, gráficos ou ilustrações (se necessárias): tamanho de fonte de texto 18 (máximo)

 

Trabalhos selecionados para Apresentação Oral:

Os 10 Trabalhos selecionados para a Apresentação Oral serão apresentados no segundo dia do evento, 11/11/17.

Os Trabalhos deverão estar em formato de Apresentação PowerPoint (arquivo ‘.ppt’ ou ‘.pptx’), de livre elaboração, e conforme o resumo submetido por parte do autor.

Na Apresentação deverão constar os logos do V Simpósio Internacional e o do HRAC (50 Anos), disponibilizados abaixo:

Logo do V Simpósio Internacional (versão com fundo branco) (download)

Logo do V Simpósio Internacional (versão transparente) (download)

Logo do HRAC – 50 Anos (versão com fundo branco) (download)

Logo do HRAC – 50 Anos (versão transparente) (download)

O apresentador poderá utilizar até 5 minutos para a exposição do conteúdo.
(O tempo de apresentação deverá ser respeitado e, caso não aconteça, o apresentador será convidado a finalizar a apresentação)

 

::::: AVISOS IMPORTANTES:

Caso o Trabalho tenha sido submetido à um Comitê de Ética em Pesquisa, é obrigatória a citação do Nº. de Aprovação junto ao CEP, no corpo de apresentação do trabalho (Painel, ou Apresentação Oral).

Os trabalhos deverão ser elaborados em arquivos padrão do PowerPoint (‘.ppt’ ou ‘.pptx’), e enviados para o e-mail da Comissão Organizadora do V Simpósio Internacional: simposiointernacional_pghrac@usp.br

Ao enviarem, favor identificar o tipo de trabalho no campo “Assunto”, do e-mail:
• Modalidade de Painéis (‘e-Posters’): ENVIO DE PAINEL – V Simpósio Internacional
• Modalidade de Apresentações Orais: ENVIO DE APRESENTAÇÃO – V Simpósio Internacional

A data-limite para envio dos trabalhos será 06 de novembro de 2017. Não haverá prorrogação.

 

Normas para Entrega e Apresentação de Trabalhos Científicos: (clique para fechar)

 

Eventos no HRAC-USP

INFORMAÇÕES: Seção de Apoio Acadêmico - HRAC | e-mail: saac@usp.br | ramal: 35-8437